Trabalho em grupo VII
Por: gessera • 27/11/2015 • Projeto de pesquisa • 970 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG VII
Curso - História
Aluno:
Gesse Rodrigues Alves - RA: 1434920
Polo
Alphaville
2015
Leia o artigo de José Manuel Morán: O vídeo na sala de aula. Disponível em http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851
Acesso em fevereiro de 2015. Faça anotações sobre ele.
Depois, leia o seguinte texto, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a07v29n2: A televisão como ferramenta
pedagógica na formação de professores, de Maria Luiza Belloni. Acesso em fevereiro de 2015.
Faça anotações sobre ele. Compare o conteúdo dos dois artigos com a proposta desenvolvida na aula e responda:
a) No texto de Morán, qual é o ponto de vista do autor sobre as vantagens de se usar vídeo em sala de aula?
Resposta: Para Morán é perceptível que as informações visuais podem auxiliar nos processos educacionais, o vídeo é uma forma de solução para os problemas crônicos de ensino. O acesso do aluno aos vídeos permitem aproximar a sala de aula do cotidiano, das linguagem de aprendizagem e comunicação da sociedade. Isso ajuda no processo educacional e diante do contexto que os vídeos são uma forma de entreterimento para o aluno assistir, um vídeo na escola não é apenas mais uma aula, mais sim uma forma de sair da rotina. Contudo Morán explica que o vídeo explora o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Segundo Morán, vivemos um momento diferenciado do ponto de vista do ensinar e aprender, para ele essa liberdade de tempo e de espaço em processos de aprendizagem, configura um novo cenário educacional onde várias situações de aprendizagem são possíveis.
b) O que se entende por uso de vídeo como sensibilização?
Resposta: A sensibilização é o passo inicial e permanente para que todas as ações propostas no vídeo, explore os sentidos do seu corpo. Explorar também é basicamente, o ver, o visualizador, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Vale pensar no que se entende no uso do vídeo como sensibilização. Como a própria palavra indica, sensibilização é levar as pessoas a sentir o que antes disso não sentiam. Ou também levar as pessoas a sentir as coisas de um modo diferente. É, no fundo, intervir nas emoções ou sentimentos das pessoas. Isto torna clara a diferença entre, por um lado, a sensibilização e, por outro, a informação e a discussão racional.
c) No texto de Belloni, de que maneira pode ser feita a crítica relativa ao deslumbramento presente na sociedade contemporânea com o uso de TIC na sala de aula? Mesmo com essa crítica, o uso de filmes pode apresentar vantagens?
Resposta: Assim que surgiu as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) começaram a fazer parte da dinâmica escolar nos diferentes níveis. Hoje temos modernas plataformas tecnológicas que colaboram com a nova maneira de desenvolver aprendizagem junto ao aprendiz. Atualmente, vivemos em um mundo permeado por tecnologias e, nesse contexto, é importante que o professor saiba utilizá-la no seu dia-a-dia levandoa para dentro do espaço escolar, a fim de explorar todas as suas possibilidades e recursos proporcionando um ambiente que seja motivador para o aluno, auxiliando-o na construção do conhecimento. Embora o vídeo se tenha tornado um recurso de fácil acesso, o uso em sala de aula somente se deu a partir da década de 90. Moran (1994) foi um dos primeiros a escrever sobre o assunto no Brasil. No artigo O Vídeo na Sala de Aula , o autor discorre sobre as várias linguagens da TV e do vídeo e sobre seu impacto na comunicação eficaz. O vídeo é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Embora esta seja uma tecnologia de fácil acesso, os professores ainda apresentam dificuldades para incorporá-lo como um recurso educacional. Ver filmes é uma prática social tão importante do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais. Dentro do contexto de utilização de filmes como veículo e ferramenta de ensinar, temos a oportunidade de enfocar aspectos históricos e literários.
...