A CONSTRUÇÃO DO EU NA MODERNIDADE
Por: Izabellac2001 • 24/4/2020 • Trabalho acadêmico • 843 Palavras (4 Páginas) • 687 Visualizações
Faculdade: Integra
Curso: Psicologia
Disciplina: História da Psicologia e Bases Filosóficas
Data: 05/04/20
Professor: Júlia Braz
Aluno: Izabella Cristina de Carvalho Santos
Livro: A CONSTRUÇÃO DO EU NA MODERNIDADE
Autor: Pedro Luis Ribeiro de Santi
Capitulo 2: A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA AO RENASCIMENTO
- Qual é a diferença entre a meditação solitária de um monge medieval e a experiência de solidão de um homem do século XX?
R.: O monge buscava mais conhecimento sobre coisas divinas e relacionadas a Deus, já o homem solitário buscava conhecimento sobre si mesmo e coisas relacionadas a sua percepção de mundo
- Procure identificar alguma forma atual de entender o mundo que seria impensável na Idade Media.
R.: A democracia, ideia que um individuo é capaz de escolher seus representantes através do voto, independente de raça ou gênero, sem precisar da influencia da igreja.
- Hoje ainda existe a ideia de um "corpo social"?
R.: Sim, porém muito mais flexível com as posições e necessidades da sociedade, ou seja, aberto a mudanças.
Capitulo 3: O HUMANISMO NO RENASCIMENTO
- Como foi possível considerar a crença de um Deus onipotente e a crença na liberdade do homem?
R.: Crendo que mesmo ele podendo tudo, escolheu dar o mundo aos homens, os tornando livres para seguir seus próprios princípios sem que Ele interfira.
- Como a valorização do homem contribuiu para o aumento do conhecimento sobre a natureza?
R.: Com a valorização do homem e o conhecimento sobre sua liberdade, ele passou a se ver como "dono do mundo" podendo fazer o que quisesse com a natureza, seja estudando ou desmatando, desse modo passou a conhecer mais e a melhorar sua forma de conhecimento sobre ela.
- Entre o mundo medieval e o mundo renascentista, qual parece gerar mais angústia no homem? Por quê?
R.: O mundo renascentista, porquê agora o homem está "sozinho no mundo" sem ter no que se apoiar, sendo ele o responsável por construir suas próprias respostas e se deixando vulnerável as consequências de suas ações.
Capítulo 4: O ENCONTRO COM A MULTIPLICIDADE
- Qual a importância da feira de rua no universo do Renascimento?
R.: Foi importante para que o homem tivesse consciência que sua cultura não era única e que o mundo na sua imensidão possuía grande diversidade, com outras verdades e outras realidades, além do que o homem acreditava ser correto.
- Que tipo de reação foi gerada pelo confronto com outras culturas?
R.: Foi gerado principalmente uma grande dúvida e questionamentos, em busca de algo concreto sobre a percepção de mundo.
- Por quê no Renascimento o homem perdeu suas certezas?
R.: Porquê ele parou de se apoiar nas instituições que o regiam e passou a olhar pra dentro de si como um indivíduo único, com próprios questionamentos e princípios, capaz de buscar suas próprias respostas.
Capítulo 5: OS PROCEDIMENTOS DE CONTENÇÃO DO EU
- Como se relaciona a crença na liberdade do homem e na tentativa de submetê-lo a uma ordem disciplinar rígida no século XVI?
R.: A relação é que o homem se viu sozinho e cheio de dúvidas, sem um bom alicerce de como se portar diante das situações e sociedade no geral, a tentativa de submetê-lo a uma ordem disciplinar veio com intuito de trazer de forma clara a maneira correta de agir perante Deus e aos outros.
...