A Crise na Venezuela
Por: Mrcltrndd01 • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Situação na Venezuela
A crise
Em 2013, ano da morte de Hugo Chavez, Nicolas Maduro deu inicio ao seu governo, e um projeto político chavista foi o que resultou na então crise da Venezuela.
A cada dia que passa a situação do país é de piora, por conta da rivalidade e da disputa entre Nicolas Maduro e o Partido Socialista Unido da Venezuela e a oposição, que acusa o presidente de abuso de poder. Além disso, a situação venezuelana consiste na crise econômica, a crise humanitária e uma possível interseção dos Estados Unidos.
Em 20 de março de 2018 Maduro do partido socialista unido da Venezuela (PSVU), concorreu em uma eleição presidencial contra Henri Falcon, e conquistou a reeleição com quase 68% dos votos.
A crise da Economia Venezuelana
Essa crise Econômica é reflexo da desvalorização do petróleo no comercio exterior , que se sucede desde de 2014. No inicio do século XX foram descobertas as reservas de petróleo no país, por conta disso desde então transformaram-se na principal fonte de riqueza sul-americana.
A Venezuela faz parte da Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP), e no momento atual é dona das maiores reservas de petróleo do mundo. No interim do governo chavista praticamente todos os lucros sociais da Venezuela foram bancados com o dinheiro produzido pela vendo do petróleo, entretanto a riqueza desse petróleo formou um país bastante inerente ao commodity (produto com valor baseado pela oferta no mercado) por exemplo.
Com a queda do preço do barril de petróleo, que era em julho de 2014 US$111,87 e em janeiro de 2015 o preço caiu para US$48,07, veio os impactos econômicos que afetaram na manutenção e no reabastecimento do país, visto que, sem recursos financeiros, o governo cessou os gastos com produtos básicos do di-a-dia da população.. Isso afetou diretamente no PIB do país, que no ano de 2014 caiu quase 4%.
Mais uma vez má gestão Venezuelana piorou a situação da economia do país, resultando na diminuição de exportações de petróleo. Essa crise econômica do país foi considerada a maior da história, reflexo disso é que produtos como medicamentos, alimentos e até papel higiênico não são encontrados com facilidade nos supermercados.
Crise política
Outro aspecto que reflete o quadro atual da Venezuela é a crise política, ainda no governo de Hugo Chávez já havia confusões com relação a oposição.
O projeto político chavista começou a receber inúmeras críticas por conta do autoritarismo. Após o falecimento de Chávez houve uma disputa ainda mais intensiva pelo poder.
Quando Maduro assumiu a Venezuela a crise econômica começava a aparecer o que fez com que a oposição ganhasse força contra o governo, A oposição em 2016, se manifestou na convocação de um referendo revogatório do encargo do presidente Nicolas Maduro. porém a data de verificação das assinaturas necessárias foram adiadas, portanto o processo de referendo revogatório não teve evolução.[pic 1]
...