A Educação Física
Por: Osvaldo Dala • 4/7/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE SAÚDE CASTELO LIMITADA (ESCA)
Trabalho de Ed. Física
Tema: Historial da Educação Física
[pic 2]
[pic 3]
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA DE SAÚDE CASTELO LIMITADA (ESCA)
Trabalho de Ed. Física
Tema: Historial da Educação Física
Classe: 10ª
Curso: Análise Clínica
Discíplina: Educação Física
Grupo Nº.: 03
Turno: Manhã
Turma: M14
Sala: 14
Docente
________________________
Elemento do Grupo
- Alíce Simão
- Ainara Alfredo
- Duarte Miguel
- Emília Costa
- Inésio Costa
- Kâmya Manassas
AGRADECIMENTO
Em primeiro lugar agradeçemos a Deus pelo fôlego de vida, pela disponibilidade, força e sabedoria que nos deu para realizarmos este trabalho. Aos nossos pais que sacrificam-se de manhã e noite nos apoiando financeiramente, psicologicamente em qualquer instante. E principalmente queremos agradecer ao professor pela ajuda que tem nos dado.
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho aos nossos colegas, ao nosso professor pelo tema e todas as sociedades angolana.
ÍNDICE
Introdução 1
Educação Física 2
Formação 2
A educação física e a ciências do esporte 2
História da educação física 3
Origem da educação física 3
Educação física no Período Oriental 4
Educação física na Antiguidade 5
Mundo Egeu, Civilização Pré-Helênica 5
Sistema educativo 6
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. Foi proposto que fosse realizado um trabalho acerca do Historial da Educação Física. Uma vez que a Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada as práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. A educação física é o processo pedagógico que visa a formação do homem capaz de se conduzir plenamente em suas atividades,trabalha num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças
Educação Física
Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
Formação
Para atuação como professor de Educação Física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos filosóficos, psicológicos, cinesiológicos, biomecânicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.
Deve ser capaz de orientar jogos e atividades lúdicas corretamente, cuidando da postura correta dos participantes, do respeito às normas do jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos jogadores/participantes.
A educação física e a ciências do esporte
Existe ainda muita confusão acerca das duas graduações, é muito comum as pessoas confundirem o Curso de Educação Física com o Curso de Esporte ou Ciências do Esporte . No entanto, quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino pedagógico e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o formado em Esporte ou Ciências do Esporte, atua como técnico, preparação física de atletas, gestão e marketing esportivo e organização de eventos esportivos. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
História da educação física
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
A história da educação física relaciona-se com as que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Poucos se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
...