A Era Napoleônica
Por: Keuch • 2/4/2021 • Trabalho acadêmico • 466 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Era Napoleônica
A Era Napoleônica iniciou após o golpe de estado do 18 Brumário, representando o fim da revolução francesa. Com a chegada de Napoleão Bonaparte, um general revolucionário defensor do direito à liberdade, a França passou por mudanças radicais, e seu governo é considerado com um dos mais bem sucedidos da história francesa.
O governo Bonaparte é dividido em três períodos, o primeiro é chamado de Consulado. Esse período é caracterizado pela recuperação econômica e organização jurídica na França. Era comandado por militares, onde três cônsules representavam o poder executivo, entre eles, Napoleão com maior influência de poder.
O período resultou na consolidação da alta burguesia, aniquilação das oposições e o fim dos projetos de emancipação dos setores populares. Em 1802, Napoleão se tornou cônsul vitalício, graças ao apoio das elites francesas.
O segundo governo é chamado de Império, isso pois em 1804 foi reestabelecido o regime monárquico, com a indicação de Napoleão ao trono. Graças a liderança de Napoleão, os territórios franceses expandiram e seu exército foi declarado como o mais poderoso em toda a Europa.
Os ingleses, incomodados com o progresso francês, criaram coligações internacionais contra o país, o que resultou na tentativa francesa de invadir a Inglaterra que por sua vez, falhou. Inquieto Napoleão procurou a atingir de outras maneiras, uma delas foi o decreto do Bloqueio Continental, que impedida a comercialização de produtos ingleses em terras francesas.
Ainda durante o seu reinado, Napoleão confrontou diversos países a se aliarem contra a Inglaterra. A família real portuguesa foi pressionada até serem obrigados a fugir. A família real pode escapar pelo mar e chegou ao Brasil.
A Rússia se tornou aliado francês assinando o decreto do Bloqueio Continental, porém não mantiveram por muito tempo. Em vingança a decisão do Czar Alexandre I, o governo napoleônico decidiu invadir a Rússia em 1812, mas também falhou. Com a vitória russa, outros países tomaram por tal iniciativa enfrentar o governo napoleônico. Em 6 de Abril de 1814 um exército formado por ingleses, austríacos, russos e prussianos tomaram Paris e capturaram Napoleão enviando-o para a Ilha de Elba. O trono francês foi entregue a Luís XVII.
O terceiro período é conhecido como o governo dos 100 anos. Napoleão conseguiu fugir da Ilha de Elba e voltar a França em março de 1815. Ele foi recebido em Paris com grande glória e apoio do povo, com isso seu governo foi reestabelecido, obrigando a família real a fugir, mas sua permanência no poder durou apenas cem dias. A coligação militar da Europa se reorganizou e derrotou definitivamente Napoleão na Batalha de Waterloo. Napoleão foi mandado para a Ilha de Santa Helena, onde ficou até sua morte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TOFFOLI, Leopoldo. Era Napoleônica. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/era-napoleonica/> Acesso em: 16 jul. 2020.
FERNANDES, Cláudio. Era Napoleônica. História do Mundo, Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/eranapoleonica.htm> Acesso em: 16 jul. 2020.
...