A Escola De Chicago
Artigo: A Escola De Chicago. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruh_ • 17/2/2015 • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 687 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Nas primeiras décadas a cidade de Chicago era construída em madeira, através de uma estrutura de encaixes, o que permitia aproveitar não só o trabalho industrial da madeira, em dimensões unificadas, como também abreviava o seu tempo de montagem, entretanto após o episódio de um grave incêndio que destruiu quase por completo a cidade, tornou-se fundamental a reconstrução da mesma de forma rápida e eficaz.
Esta renasceu como um grande centro de negócios, com edifícios para escritórios, grandes magazines e hotéis, onde foram testados novos sistemas de construção, de novas tecnologias e materiais a fim de satisfazer as novas necessidades da época. A valorização dos terrenos urbanos mais centrais obrigou a origem de uma arquitetura desenvolvida em altura, com isto, surgem, então, os primeiros arranha-céus.
Além das construções surge também uma forma de enquadrar a cidade num novo tipo de malha, que deveria se desenvolver segundo um controle urbanístico.
A vanguarda que trabalhou nas primeiras obras após o incêndio foi apelidada com o termo “Escola de Chicago”. Contou com duas gerações de engenheiros e arquitetos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1HISTÓRICO
o 1804 o exército americano funda o Forte Dearbon, destruído pelos índios em 1812.
o 1830 a nova localização recebe a forma de cidade, dividindo em quadrados de meia milha quadrada.
o A cidade é construída em sua maior parte em madeira, através de uma estrutura de encaixes, o que permitia aproveitar não só o trabalho industrial da madeira, em dimensões unificadas, como também abreviava o seu tempo de montagem.
2.2INCÊNDIO EM 1871
Possíveis causas:
o Clima seco e temperatura elevada;
o Casas e edifícios em madeira;
Resultados:
o 300 mortos;
o 100 mil pessoas desabrigadas;
o 200 milhões de dólares em prejuízos;
2.3 RECONSTRUÇÃO
o Chegada de arquitetos e engenheiros do mundo inteiro;
o Soluções executadas de acordo com as necessidades;
o A engenharia e a arquitetura da cidade só foram possíveis devido a técnicas construtivas e tecnologias que permitiram um menor tempo.
o Surgimento um moderno centro de negócios, com edifícios para escritório, grandes magazines, hotéis, onde foram testados novos sistemas de construção, a fim de satisfazer as novas necessidades das pessoas da época. Para isso, foi necessário criar novos protótipos arquitetônicos, práticos e funcionais.
o Menos de um ano depois do grande incêndio, estava pronta a nova Chicago.
2.4 CONTEXTO SOCIAL
Dessa forma, o crescimento da cidade, foi gerado no âmbito comercial e industrial. Assim, acarretou em um saturamento populacional, ocasionando vários problemas sociais. Como:
o O crescimento da criminalidade;
o Surgimentos de gangues;
o Bolsões de pobreza e desemprego;
o Imigração, gerando os Guetos;
2.5 O QUE FOI A “ESCOLA DE CHICAGO”
Os protagonistas desses acontecimentos são indicados coletivamente com o termo de “Escola de Chicago”.
Foi um movimento onde corrente de pensamento de diferentes áreas e épocas foram discutidas e desenvolvidas na cidade de Chicago. Integrada por arquitetos que propunham soluções semelhantes.
A partir dessas tendências, sugue uma arquitetura tipo, e é o momento em que a arquitetura começa a introduzir uma linguagem nova, com utilização de novos materiais construtivos e novas tecnologias pioneiras. A Escola de Chicago marca uma ruptura, baseando-se numa arquitetura nova, numa nova tipologia, numa arquitetura tipo, mesclada a um novo sistema estrutural onde a forma segue a função e é definida pela estrutura.
2.6 ARQUITETURA
o Composta inicialmente por engenheiros e arquitetos. Os quais foram pioneiros na inclusão de componentes estruturais, no detalhado tratamento da superfície e na manipulação volumétrica de interiores e exteriores.
o A ideia é ocupar o máximo do terreno e da altura;
o A arquitetura tem caráter unitário, principalmente no que diz respeito à utilização do material e adoção de uma nova linguagem e o surgimento da tipologia conhecida como arranha-céu;
o Pesquisa de materiais e novas formas de construir;
o A volumetria cúbica toma conta da morfologia e a rigidez formal produz edifícios com formas semelhantes que se diferenciam apenas pelos detalhes das fachadas;
o Possui frentes simples e uma estrutura composta por linhas verticais e horizontais, pela padronização das janelas na fachada, e pela utilização de coberturas planas;
2.7 PRIMEIRA GERAÇÃO DA ESCOLA DE CHICAGO
Compreendeu as questões de engenharia, sendo muitos deles formados no Génio militar durante a guerra de Secessão.
o William W. Boyington (1818-1898);
o John Mills Van Osdel (1811-1891);
o William Le Baron Jenney (1832-1907);
2.7.1 Biografia e principais obras
William Le Baron Jenney
o Edifícios que solucionavam problemas da engenharia com fachadas em vidro e sem ornamentação;
o Construções esqueléticas;
o Seguia mais uma linha estruturista;
o Utilizava ferro e aço, pois eram mais baratos, e os construtores poderiam trabalhar com maior rapidez e eficiência;
o Construção de edifícios para escritórios de enorme altura, com estrutura em esqueleto de
...