A Escravidão E Sua Contribuição Para A Formação Da Sociedade Brasileira
Por: Priscilla Enes • 26/2/2023 • Dissertação • 363 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Algo que não é de conhecimento universal, é que antes mesmo das colônias portuguesas chegarem a África, o comércio de pessoas escravizadas já existia no continente. A escravidão na África era dada através de conflitos e guerras entre as diferentes etnias africanas, onde membros de tribos rivais eram expostos a condições escravas, ou até mesmo por dividas pendentes.
Devemos destacar, que, a chegada dos europeus a África contribuiu de forma avassaladora para o aumento do número de escravizados no continente, se tornando um marco na história de migrações forçadas. Foi durante o processo de expansão marítima que surgiu o interesse dos portugueses pelo tráfico negreiro, já que, naquela época durante a exploração do “Novo Mundo”, a mão de obra escrava seria de extrema utilidade para a busca de riquezas nessas terras a fim de serem comercializadas na Europa.
Mas porque o tráfico negreiro e sua mão de obra foram tão importantes no contexto de criação da sociedade colonial brasileira? A resposta é simples. Somente com as feituras escravas era possível a movimentação do comércio, uma vez que, ficavam encarregados da exploração latifundiária e da doméstica, enquanto os homens livres possuíam tempo para progredirem com suas atividades. Assim, era indispensável a comercialização de escravos, além do fato da posse dos mesmos estar relacionada ao sinônimo de riqueza, o que para culminar contribuiu para essa mercancia.
Mesmo com a declaração da Lei Áurea em 1888 que determinava o fim da escravidão no Brasil, ainda podemos observar cenários análogos a estes na nossa sociedade atual. A quantidade de pessoas que trabalham em condições escravas atraidas por falsas promessas de emprego no Brasil ainda são absurdamente grandes, levando em consideração que, a escravidão não está restrita mais a somente um grupo étnico, e sim a pessoas em situação de pobreza. A xenofobia, a descriminação étnico-racial presentes também são reflexos da escravização naquela época.
Tendo em vista que o Brasil é um país em que sua população consiste em uma grande diversidade étnica e socioeconômica, a valorização do trabalho e do trabalhador, como melhorias de salário e condições trabalhistas, e a concientização da sociedade em si, resultam em um progresso tanto social quanto econômico e cultural para nossa patria.
...