TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Conceito Latin America Fichamento

Por:   •  4/10/2023  •  Resenha  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

LATIN AMERICA NA LINGUAGEM COTIDIANA. - JOÃO FERES JR

        O termo América Latina surge no dicionário pela primeira vez no século XIX e o primeiro registro do uso dessa palavra data de 1856. Sua origem é dada como francesa, mas há discussões sobre se seu uso foi primeiro em espanhol ou francês. Mas o ponto central é que seu uso surge no governo de Napoleão III, na França. (p. 51 – 52)

        O governo de Napoleão III propagou o panlatinismo, a idéia da união de todos os povos latinos. Contudo essa união não é sinônimo de igualdade, pois segundo os ideólogos panlatinistas os franceses estariam no centro da raça latina, responsáveis por levar suas “nações irmãs” à conquista da proeminência na história das civilizações humanas. (p. 52)

        Merece atenção, segundo o autor, a utilização conjunta dos termos “latino” e “raça”. O romantismo surge na Europa como movimento filosófico e literário no mesmo período que o panlatinismo. Para o romantismo, a unidade linguítica, racial e de costumes precede a unidade política do Estado. Esse pensamento serviu como justificação do poder político pela nobreza, baseado na ideia de “contrato fundador”.  Embora hoje em dia “raça” e “língua” sejam tratados de forma diferente, no século 19 possuíam pontos de encontro e poderiam ser tratadas de formas equivalente.  Isso também vale para os costumes (p. 52).

        O panlatinismo, surgido nesse contexto, não foi um movimento de cunho nacionalista, mas sim, imperialista, onde a França pretendia em sua agenda política a submissão das ex-colônias ibéricas ao domínio francês. A primeira ação nesse sentido foi a invasão de Napoleão III ao México em 1861, onde implementou um regime monárquico que vigorou até 1867. Na agenda panlatinista também constava a formação de um Reino dos Andes e da construção de um canal que ligasse os dois oceanos na América Central, ambas fracassadas. (p. 53)

        Embora tenha surgido em contexto Francês, existem evidências de que América Latina tenha sido formulado pela primeira vez em língua espanhola, por José Maria Torres de Caicedo – jornalista, poeta, crítico e escritor. Caicedo viveu a maior parte de sua vida em Paris, mas nunca cortou laços com sua terra natal, a Colômbia. O primeiro registro do termo foi em um de seus poemas, especificamente o Las dos Americas. Caicedo discordava do expansionismo territorial dos Estados Unidos da América, que em 1856 havia anexado metade do território mexicano e patrocinado a invasão da Nicarágua. Em resposta, Caicedo propunha a formação de uma confederação das repúblicas latino-americanas, para resistir ao imperialismo vindo do Norte. A base dessa união: a herança latina, que incluía não somente o catolicismo e a língua espanhola, mas também o republicanismo e a rejeição do sistema escravocrata (não incluía o Brasil) (p. 53 – 54). [comentário: diferença entre latino-americanismo e panlatinismo. Latino-americanismo surge em um contexto anti-imperialista, enquanto panlatinismo nasce das ambições expansionistas francesas]

        O projeto de união latino-americana de Caicedo defendia um tratado regional de livre-comércio e a aceitação por todos os países de direitos políticos e civis universais. Embora seu envolvimento com a França exista, Caicedo nunca demonstrou compactua ilidade ou qualquer relação com o panlatinismo. Caicedo criou a Sociedad Latinoamericana Científico-Literaria (1868) e também a Sociedad de la Unión Latinoamericana (1879). Embora seus esforços o movimento nunca tomou força, o autor morre em 1889 em terras francesas e, um ano depois, o termo América Latina aparece pela primeira vez em um documento oficial dos EUA. (p. 55)

        Em suas duas versões America Latina em espanhol e Amérique Latine em Frances, o termo foi associado à ideologias conectadas com o imperialismo. No caso espanhol, o termo é utilizado contra o expansionismo estadunidense, enquanto no caso Francês era evocado a fim de defender as pretensões imperialistas francesas. O autor do artigo ( Ferres) diz que o artigo tratará da utilização do termo américa latina pelos Estados Unidos da América. Será que, dessa vez, será utilizado sem relações com o imperialismo? (p. 55 – 56)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com