A Sociedade Bizantina E Mulçumana
Casos: A Sociedade Bizantina E Mulçumana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuloko • 4/10/2013 • 408 Palavras (2 Páginas) • 1.736 Visualizações
Na sociedade bizantina a igreja , ideologia Cristã tinha grande importância para o povo , tanto tinha que acabava influenciando suas vidas;era forte e o centro de tudo , porém havia muitos interesses economicos e politicos. Na sociedade muçulmana o povo árabe tinha Maomé como líder religioso, o islamismo , e se expandiu de interesses no comercio urbano , sendo beneficiados todo o povo islâmico. A sociedade muçulmana não tinha a igreja como centro , eles se guiavam em Maomé seu líder religioso o profeta e através da religião se uniram e foram impulsionados a conquista. Diferente da sociedade bizantina que tinha mais interesses econômicos e políticos na igreja tanto é que houve várias heresias.
O Império Bizantino teve origem Romana, mas a partir do século VII a cultura Grega acabou prevalecendo na sociedade Bizantina, apesar dos esforços feitos por Justiniano para manter a cultura Romana os sucessores de Justiniano e a própria sociedade Bizantina acabaram voltando as raízes mais fortes sendo que a partir do século VI abandonou-se o latim e o grego passou a ser a língua oficial do Império e ao mesmo tempo em que o Ocidente se ruralizava o Império do Oriente mantinha um grande desenvolvimento e características urbanas, logo Constantinopla tornou-se um importante centro de comércio e de cultura que ficava entre o Ocidente e o Extremo Oriente pois ela importava do Oriente especiarias, sedas,peles etc. e depois reexportava algumas dessas mercadorias para o Ocidente.
No cisma do oriente, ocorrido no século V, a cristandade foi divida em dois movimentos: Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Cristã Ortodoxa. Isso ocorreu devido aos atritos entre o Papa (Roma) e os patriarcas (Constantinopla), envolvendo os Basileus. As divergências estava centrada em sutis pontos de vista teológicos diferentes, como também interesses econômicos e políticos de conciliar.
A ideia que perpassa-nos à cabeça ao ler o texto é a de o quão grande pode ser a influência ideológica, politica, cultural e de demais formas, a ponto de influenciar na durabilidade de grandes impérios,isso aconteceu na sociedade bizantina e na mulçumana, ambas as sociedades com centralização no poder, grande desenvolvimento nas cidades e no comércio que tiveram influencias de ideologias religiosas, enquanto na bizantinaa fé cristã resultou em problemas, atritos internos como as heresias, na mulçumana a fé em Alá foi o fator que unificou e que impulsionou o povo árabe à guerra da conquista.
...