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A aritmética da saúde na encyclopédie de diderot e d, alembert ; um esboõ de politica de saúdе

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Por:   •  21/3/2014  •  Artigo  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

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RESUMO; A ARITMÉTICA DA SAÚDE NA ENCYCLOPÉDIE DE DIDEROT E D, ALEMBERT ; UM ESBOÕ DE POLITICA DE SAÚDE.

No século XVIII,tempo do iluminismo,a saúde adquiriu uma dimensão política. Observa se, de um lado, a medicalização do corpo social e de outro a introdução de procedimentos racionais na pratica medica. Os médicos e outros profissionais,enfim tomam novas condutas. Enquanto o iluministas acreditavam na ciência para transformar a vida melhor,a medicina ganhava espaço na pratica. O principal interesse dos enciclopedistas era a natureza e a sociedade. A Encyclopedie tinha por principal finalidade transmitir a futuros, conhecimentos para viver melhor. Não demorou muito foi proibida por todos os lados, em 1759, mesmo assim sendo publicada clandestinamente até 1765. Advogados, professores, médicos, membros de academias, artífices e pequenos empresários, foram os colaboradores para da Encyclopedie. D' Alembert assinala que o saber não é revelação divina , e sim um produto da historia, começa a aparecer a ruptura com a teologia cristã. Dentre os médicos Louis e Jaucourt foram os relatadores mais importantes, Louis sugeriu a unificação entre a medicina e a cirurgia. Bordeu no verbete ` crise da medicina ` defende uma nova pratica medica, baseada na observação de sintomas, (assim como Hipocrates), tratava se de uma cura da `natureza´ rígida por leis, conceito marcado pela física newtoniana. Por oposição ao saber teórico, no século ainda XVIII afirma se a importância da historia da doença. O numero de habitantes passou a ser importantes, tanto no ponto de vista econômico quanto político, sendo assim prevenindo a varíola como uma forma de aumentar a população na França. O iluminismo acreditou no poder da própria filosofia de organizar a vida, glorificou a razão e a ciência, supreme. Num mesmo gesto Newton definiu as leis cósmicas,conferindo poder ao conhecimento humano,ao liberar a física tutela da teologia, atingiu umas das principais metas do Iluminismo " a delimitação dos domínios do conhecimento racional" ,tanto o conhecimento quanto a natureza passaram a não depender de Deus e da teologia. A critica ao "estado de sociedade " era uma estratégia para criticar a sociedade setecentista, assim os enciclopedistas, via o desenvolvimento, produzia um novo homem e uma nova sociedade. No século XVIII, nasce a economia política, entre todos aqueles que tinham poder aquisitivo, surgiu a população dos menores e abandonados, sob cuja leis "aritmeticamente exatas" Desde o século anterior, começaram a surgir varias tabelas de duração de vida, obviamente mostrava taxas elevadas de mortalidade infantil

e pobres, sendo assim valorizada, até porque, viria deles o futuro. O governo passa a lidar com população e não com sujeitos. Sendo assim, como disse Michel Foucault," o corpo é uma realidade biopolitica", a infância passa a ter maior atenção, sendo medicalizada e orientada,para criação de um mundo não mais aristocrático. O vocabulário medico incorpora os conceitos da mecânica, uma concepção do corpo como maquina. A partir da valorização da infância, as mães passaram a ser o alvo,a gestação,parto, alimentação e educação.Estudos relatam que boa parte das mulheres morriam durante o parto, apontando as parteiras como principal causa, combate as parteiras era bastante

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