Atuação da Companhia de Jesus e os conflitos na Capitania do Rio Grande
Por: Hemerson Sousa • 13/7/2019 • Artigo • 10.613 Palavras (43 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
CÉLIA FERREIRA DE SOUZA ATAÍDE
Atuação da Companhia de Jesus e os Conflitos na Capitania do Rio Grande
(1597-1759)
Rio de Janeiro
2018
RESUMO
O presente artigo intitulado: Atuação da Companhia de Jesus e os Conflitos na Capitania do Rio Grande, aborda a chegada da ordem religiosa na Capitania do Rio Grande, denominada de Companhia de Jesus. Nele, objetiva-se uma análise sistemática no recorte temporal desde 1597 a 1759, embasado em fontes históricas acerca da referida temática, com o enfoque na história regional, a qual trata do contexto histórico em que a Capitania do Rio Grande enfrentava com a evidencia de vários conflitos entre franceses, holandeses e portugueses pela dominação destas terras. Trataremos também a atuação da Companhia de Jesus e os diversos conflitos que envolveram os mesmos na capitania. Tendo como aporte os principais autores: Medeiros (2013), Medeiros Filho (2000, Monteiro (2007), e Taunay (1997). Além disso, será proposto na perspectiva da história regional, na busca por incluir o individuo na dinâmica da sociedade a qual participa, a partir desse critério, o indivíduo entenderá a importância da história regional para sociedade, conscientizara-se do papel de cada membro do meio social na preservação e no resgate da história local para que não a perca como os passar dos tempos.
Palavras-chave: Companhia de Jesus. Conflitos. Jesuítas
ABSTRACT
The present monograph work titled: Jesuits activities in the captaincy of Rio Grande, aims the religious arrival of the group called Jesus Companionship in this captaincy. It directs a systematic analysis of the excerpt of time between 1597 to 1759, supported by historical sources of the theme, focusing in the regional history that talks about the historical context which the captaincy of Rio Grande was facing with evidences of many conflicts between French, Dutch and Portuguese for the land domination. Also we treat the Company's operating Jesus and the various conflicts involving them in the captaincy. It has the contribution of the authors: Medeiros (2013), Medeiros Filho (2000) Monteiro (2007), and Taunay (1997). Furthermore, it will be proposed in order of creating an educational plan based in the regional history, searching to include the student in the dynamics of the society he/she is in, from that view, the invidious will understand the importance of the regional history for the society, it will create awareness of the role of each member of the social environment in the preservation and recovery of the local history, so it will not be lost over the years.
Key words: Companhia de Jesus. Conflicts. Jesuits
SUMÁRIO
1. INTRODUÇAO 5
2. METODOLOGIA 7
3. REFERENCIAL TEÓRICO 8
4. A COMPANHIA DOS JESUÍTAS – CONTEXTO HISTÓRICO 10
4.1 A Companhia Jesuítica no Brasil..............................................................12
5. A CHEGADA DOS JESUÍTAS NA CAPITANIA DO RIO GRANDE 14
5.1 A Presença dos Primeiros Jesuítas na Capitania.....................15
6. ATUAÇÕES JESUÍTICA NO SERTÃO E AS GUERRAS BARBARAS 20
7. DA ALDEIA DO GUAJIRÚ A NOVA VILA DE EXTREMOZ. 25
8. OS CONFLITOS E A EXPULSÃO DOS JESUÍTAS DO BRASIL 29
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 33
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................35
INTRODUÇAO
O presente artigo tem como proposta discutir a presença dos missionários jesuítas na Capitania do Rio Grande, abordando o interesse entre que jesuítas e colonos em relação à mão de obra indígena na capitania do Rio Grande e o porquê a presença desses missionários causou tanta insatisfação na capitania.
O recorte temporal para a realização da pesquisa compreende o período de 1597-1759, período em que os portugueses se estabeleceram na Capitania do Rio Grande trazendo os primeiros Jesuítas até a expulsão dos missionários.
A justificativa pertinente à chegada desses jesuítas na capitania está associada com o objetivo de evangelizar os nativos (indígenas). A ideia das missões era criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia. O panorama dessa conjuntura gerou vários conflitos, dentre tantos, entre jesuítas, tribos indígenas, colonos e administradores da capitania.
O artigo apresenta, no quarto tópico, o contexto histórico sobre a formação da Companhia de Jesus em 1534, fazendo-se necessário uma análise sobre a formação da Companhia de Jesus e os motivos que levaram à criação dessa ordem, tanto no ponto de vista político quando no religioso.
O segundo item deste tópico traz apontamentos acerca da chegada dos Jesuítas ao Brasil, abordando tanto as principais estratégias usadas pelos padres jesuítas para catequizar os índios, quanto às dificuldades enfrentadas pelos jesuítas em relação à comunicação com os indígenas. O problema da linguagem foi à primeira barreira encontrada entre jesuítas e índios, pois perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever, além de que para transmitir uma nova cultura aos índios, era preciso adaptar-se aos costumes indígenas. (LEITE, 1938, p. 35)
O quinto tópico trata da situação que se encontrava a capitania do Rio Grande em relação à guerra travada entre portugueses, franceses e posteriormente, além da abordagem feita remetendo-se a invasão dos holandeses, relatando os motivos que levaram os jesuítas a evadirem da capitania.
O primeiro item do quinto tópico abordará os primeiros passos traçados pelos jesuítas e os conflitos que interferiram na sua missão de disseminar a fé católica na capitania do Rio Grande, assim como os vários combates que houve no nordeste e no Rio Grande em relação ao índio e o que eles poderiam oferecer economicamente, questionando também o real interesse dos jesuítas sobre o trabalho indígena.
...