Carl Phillip Emanuel
Por: lumaeloy • 21/11/2016 • Bibliografia • 12.119 Palavras (49 Páginas) • 236 Visualizações
Carl Philipp Emanuel Bach
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Carl Philipp Emanuel Bach | |
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Informação geral | |
Nascimento | 8 de março de 1714 |
Local de nascimento | Weimar, [pic 4] Sacro Império Romano Germânico |
Data de morte | 14 de dezembro de 1788 (74 anos) |
Local de morte | Hamburgo, [pic 5] Sacro Império Romano Germânico |
Ocupação(ões) | Compositor, cravista, maestro e professor |
Carl Philipp Emanuel Bach (Weimar, 8 de março de 1714 — Hamburgo, 14 de dezembro de 1788) foi um músico, compositor e professor alemão.
Segundo filho de Johann Sebastian Bach e Maria Barbara Bach, seu talento se manifestou já na infância, recebendo completa e esmerada educação musical de seu pai, mas inicialmente tencionava dedicar-se profissionalmente ao Direito, estudando na Universidade de Leipzige na Universidade de Frankfurt. Ao terminar o curso em 1738 foi empregado pelo rei Frederico II da Prússia como cravista, para quem trabalharia pelos trinta anos seguintes. Em 1768 sucedeu seu padrinho, Georg Philipp Telemann, na posição de kantor do Johanneum de Hamburgo, uma escola latina, bem como tornou-se diretor de música municipal, responsável pela música das cinco principais igrejas da cidade e pela ornamentação de cerimônias cívicas, onde permaneceria ativo até sua morte em 1788. Foi um grande dinamizador do ambiente musical de Hamburgo, além de ligar-se a importantes figuras da literatura e da filosofia, participando de clubes e sociedades de debates.
Deixou obra volumosa, com mais de 750 composições entre peças para teclado solo, concertos, sinfonias, música sacra, música de câmara e lieder. Cravista virtuoso, cerca de metade de sua produção é para o teclado, além de ter deixado um importante tratado técnico que exerceu grande impacto. Sua música é louvada pela sua originalidade, inventividade, vigor, elegância e incomum expressividade, caracterizando o chamado Estilo Galante ou Rococó. Introduziu importantes inovações em termos de forma, estilo, estrutura e harmonia, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sonata clássica, e é considerado um dos precursores da formação do idioma e das formas musicais típicos do Classicismo. Ao mesmo tempo, a intensidade da expressão emocional, a imprevisibilidade e os fortes contrastes de sua música o qualificam também como um dos primeiros românticos.
Seu prestígio foi muito grande enquanto viveu, tido como um dos maiores virtuosos, compositores e professores de sua época, mas na primeira metade do século XIX declinou radicalmente e sua produção foi largamente esquecida. Sua obra começou a ser resgatada na década de 1860, mas embora voltasse a ser mais apreciado, ainda era tido como uma figura menor, de talento limitado, notável mais por ter sido um agente destacado na consolidação da linguagem clássica do que pelos méritos intrínsecos de suas composições. Esta visão só começou a ser revertida na segunda metade do século XX, quando os estudos a seu respeito iniciaram uma fase de acelerada multiplicação e aprofundamento, mas permaneceu influente até a década de 1990. Desde então sua reputação vem sendo rapidamente recuperada, já sendo considerado em ampla escala como um dos mais importantes, originais e influentes compositores do século XVIII.
Índice
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- 1Biografia
- 1.1Primeiros anos
- 1.2Berlim
- 1.3Hamburgo
- 2Obra
- 2.1Visão geral
- 2.2Música para teclado solo
- 2.3Música orquestral
- 2.4Música de câmara
- 2.5Música sacra
- 2.6Canções
- 3Instrumentista e professor
- 4Fortuna crítica e legado
- 5Referências
- 6Ver também
- 7Ligações externas
Biografia[editar | editar código-fonte]
Primeiros anos[editar | editar código-fonte]
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Retrato de Bach realizado por seu primo Gottlieb Friedrich Bach em torno de 1733
Carl Philipp Emanuel Bach nasceu em Weimar em 8 de março de 1714, como o segundo dos filhos de Johann Sebastian Bach com sua primeira esposa, Maria Barbara Bach, que era sua prima.[1] Embora seu pai seja universalmente conhecido como "Bach", neste artigo o nome "Bach" remeterá sempre a Carl Philipp Emanuel. Ao contrário da sua música, que vem sendo intensamente estudada, sua biografia está ainda cheia de lacunas. Escassa correspondência de caráter pessoal sobreviveu, outras fontes coevas quase só mencionam seu trabalho musical e a autobiografia que deixou é muito breve e imprecisa.[2][3]
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