Ciência Política
Por: Tatiana Hist • 21/5/2018 • Resenha • 3.018 Palavras (13 Páginas) • 251 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
EMENTA[1]
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA (FCP104)
Horário: Terça e Quinta, das 10h20 às 12h
Responsável: Nayara Albrecht
E-mail: nayara.albrecht@gmail.com
APRESENTAÇÃO
A Ciência Política é uma disciplina relativamente recente. Emergiu como disciplina científica apenas no século XX[2], ainda que suas raízes remontem a um conjunto diverso de pensadores que se dedicaram ao estudo da política, tais como os filósofos gregos e os autores renascentistas. No Brasil, a disciplina apareceu após a década de 60. Como o nome sugere, trata-se do estudo científico dos fenômenos políticos, os quais envolvem um conjunto abrangente de temas e objetos de pesquisa. Embora não haja uma única definição consensual de “Ciência Política”, a disciplina é comumente relacionada ao estudo de fenômenos referentes ao Estado e ao exercício do poder. A matéria “Introdução à Ciência Política” visa fornecer conhecimentos gerais sobre a esfera de atuação da Ciência Política. Para tal, as aulas abordarão as diferentes linhas de pesquisa e os temas estudados no campo da Ciência Política, dos quais são exemplos instituições, movimentos sociais e partidos políticos. O curso perpassa a cronologia do desenvolvimento da teoria política, assim como apresenta distintos tópicos de pesquisa no âmbito da Ciência Política.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo da disciplina está dividido em três unidades. A primeira unidade expõe os conceitos fundamentais utilizados na ciência política e os debates presentes na teoria política, dividida segundo as vertentes que compõem os pensamentos clássico, moderno e contemporâneo. A segunda unidade apresenta os diferentes objetos de pesquisa da ciência política de modo a propiciar uma visão geral acerca do campo e de suas unidades analíticas fundamentais. A terceira unidade concentra-se no contexto brasileiro e expõe algumas discussões sobre o sistema político brasileiro e a reforma política.
DINÂMICA DAS AULAS
As aulas compreendem uma parte expositiva e outra de natureza mais dinâmica, em que os/as estudantes são convidados/as a participar de atividades práticas ou de debates. A participação das/os estudantes é encorajada em todos os momentos da aula. A bibliografia deve ser lida anteriormente à aula conforme leituras indicadas no programa (abaixo). A busca pelo material é de responsabilidade da/o estudante, mas a professora poderá disponibilizar alguns textos por meio eletrônico ou físico (pasta). A maioria da bibliografia indicada pode ser encontrada na Internet ou na biblioteca da universidade. Alguns textos indicados estão disponíveis apenas no idioma “inglês”, mas tais textos são opcionais e não serão cobrados de forma específica nas avaliações. A professora estará disponível para atendimento à/ao estudante que solicitar, desde que marcado com antecedência. Demais dúvidas podem ser sanadas por e-mail (nayara.albrecht@gmail.com).
AVALIAÇÕES
A avaliação da disciplina será feita mediante atividades desenvolvidas durante a disciplina, as quais consistirão na realização de provas (individual) e de apresentação de um trabalho final (em grupo). As provas serão de natureza dissertativa. Serão entregues, ao final das duas primeiras unidades, perguntas para os/as estudantes, que deverão trazer as respostas no prazo de uma semana. As respostas devem ser entregues em formato de dissertação com a seguinte formatação: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. No dia de entrega das avaliações corrigidas, haverá um debate de correção das questões.
O trabalho final consistirá na apresentação, em grupo, de um tema das unidades 2 ou 3, de livre escolha dos/as estudantes. Durante a apresentação, os/as estudantes devem escolher uma situação prática (advinda de notícias ou de elementos da cultura erudita ou pop) e explicar o tema como se fosse uma aula expositiva da matéria em questão. Além das avaliações regulares, haverá uma prova substitutiva de caráter excepcional para as pessoas que perderem uma avaliação ou desejarem substituir a nota mais baixa.
A nota final será calculada como resultado da média aritmética das avaliações realizadas:
(P1 + P2 + TF)
NF = ___________
3
PROGRAMA
UNIDADE 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS E TEORIA POLÍTICA
SEMANA 1 – Apresentação da disciplina, dos critérios e da metodologia. A “Ciência Política” como disciplina: apresentação geral do campo e dos temas abordados.
Sugestão de leitura:
DUVERGER, Maurice. Ciência Política: teoria e método. Rio de Janeiro, Zahar, 2ª edição, 1976, pp.9-39.
Complementar:
RIBEIRO, João Ubaldo. Política: quem manda, por que manda como manda, Ed. Nova Fronteira, 1998; PP. 13-31 (caps. 1 e 2).
KELLSTEDT, Paul M. e WHITTEN, Guy D. 2009. The Fundamentals of Political Science Research. Cambridge University. New York, “The Art of Theory Building”.
SEMANAS 2 e 3 – Conceitos fundamentais da ciência política: “poder”, “Estado”, e “política”.
Textos para discussão:
SADEK, Maria Tereza. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna”. Em: WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, “O Federalista”. Disponível em: http://goo.gl/MK3dV1 Pp. 13-50.
SILVA, Vívian Matias dos Santos. Niccolo Machiavelli: moralista ou intelectual orgânico? Mediações, v. 12, n. 2, p. 175-187, Jul/Dez. 2007
WEBER, Max. “Política como vocação”, em: Ciência e política: duas vocações, várias edições. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/956028_d9bb61406fec4b53b3a3a86547d0533a.pdf
GIDDENS, Anthony. “Política e sociologia no pensamento de Max Weber”. Em: Política, Sociologia e Teoria Social. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
ARENDT, Hannah. Da violência, Brasília: Editora da UnB, 1985, Capítulo 2, pp. 19 a 31;
...