Como a Psicanálise é Aplicada
Por: lucasinho • 22/12/2022 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
Como a psicanalize é aplicada
Um dos objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, para estabelecer uma boa transferencia, com o intuito de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. A abordagem inicial deve levar o individuo a se sentir confortavel em pensar na volta, além disso é preciso deixar claro para o paciênte que apenas uma sessão o problema não será resolvido. Ademais todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
Durante uma sessão a pessoa se deita no divã, e começa a falar a respeito dos seus sentimentos, comportamentos, conflitos, sem fazer contato visual com o terapeuta, para que não tenha vergonha em dizer o que sente. Bem como em outros tipos de psicoterapia, na hora que a pessoa está falando, o terapeuta vai procurando a origem dos problemas psíquicos e ajuda a pessoa a buscar maneiras de lidar com essas questões.
O método a ser ultilizado pelo terapeuta é a livre associação de ideias, que consiste em verbalizar tudo aquilo que vier à mente do paciênte, mesmo que as vezes pareça ser avulso, o impulso em selecionar alguns fatos determinados para contá-los sera explicado posteriormente. Dessa forma o paciente consequentemente o paciente entendera melhor as razões do seu declineo como um todo.
Reforçamento
• O reforçamento tem dois efeitos: fortalecer o comportamento, e gratificar a pessoa;
• Uma consequência reforçada pode ser recompensadora ou prazeroso, mas nem sempre é o caso;
Reforço e recompensa não são sinonimos
Ex: as pessoas são reforçadas para trabalhar, ate pq todos temos contas pra pagar, mas muitos acham seus trabalhos chatos e desinteressantes, e não recompensadores.
comida, higiene, sexo são condições necessarias a sobrevivencia, logo qualquer comportamento que resultem nestes, seram automaticamente reforçados, ja que essas consequencias são de interesse do organismo
Ferimentos, doenças são prejudiciais a sobrevivencia portanto qualquer comportamento que tendem a reduzir ou evitar essas coisas serão reforçados, ja que evitar tais condições é de interesse do organismo.
• Podemos dividi-los em duas categorias: reforços benéficos ( reforço positivo ), e reforços que amenizam prejuízos ao organismo ( reforço negativo ).
...