DITADURA MILITAR
Artigo: DITADURA MILITAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexyamt • 10/4/2014 • Artigo • 428 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Ditadura Militar
Desde que Janio Quadros renunciou o cargo a presidência do país em 1961 João Goulart assumiu então o governo que foi marcado pelo espaço aberto a trabalhadores, estudantes, organizações populares e sociais fazendo com que as classes conservadoras se preocupassem, classe alta e média, empresários, militares e banqueiros, a preocupação era que o país partisse para o socialismo. Janio Quadros foi acusado de ter planejado um golpe de esquerda, pelo desabastecimento que o país sofria e ainda pela carestia. No dia 13 de março João Goulart realizou um comício no qual prometia mudanças na estrutura econômica, educacional e agrária, defendendo as Reformas de Base, os conservadores no dia 19 de março fizeram uma manifestação contra intenções de João Goulart que reuniu famílias tradicionais, católicos, empresários, a classe média e milhares de pessoas pela Marcha da Família com Deus pela Liberdade que foi realizada nas ruas de São Paulo.
O país e no dia 31 de marco de 1964 militares de minas gerais e são Paulo saíram às ruas, fugindo de uma possível guerra civil Jango se refugiou no Uruguai.Então o general Castello Branco foi eleito presidente da Republica pelo Congresso Nacional no dia 15 de abril de 1964 assumindo uma posição autoritária e que defendia a democracia, estabeleceu as eleições indiretas, partidos políticos foram dissolvidos, parlamentares estaduais e federais tiveram o mandato cassado, os direitos políticos e constitucionais dos cidadãos foram cancelados e os sindicatos sofreram intervenções do regime militar . Até o fim de o governo militar muitos passou pela presidência entre eles general Arthur da Costa e Silva no ano de 1967 até 1969, afastado por motivos de saúde até outubro de 1969 foi substituído pela junta militar composta pelos ministros Augusto Rademarker (Marinha), Márcio de Sousa e Melo (Aeronáutica) e Aurélio De Lira Tavares (Exercito).
No final do ano a junta resolveu eleger o novo presidente que foi o general Emílio Garrastazu Médici que liderou o país até o ano de 1974, considerado o mais rígido e repressivo governo e se tornou conhecido como os “anos de chumbo”. General Ernesto Geisel e General João Baptista foram os últimos presidentes envolvidos na diatadura militar, no ano de 1984 foi criado um movimento chamado Diretas Já que incluía artistas, jogadores de futebol e muitos outros ícones brasileiros que apoiavam, milhões de pessoas em todo o país apoiaram e participou, o objetivo era lutar a favor das eleições diretas para a presidência, mas só em 1988 foi aprovada uma nova constituição para o país que acabara com a ditadura militar, neste ano José Sarney assumiu a presidência.
...