Da África para o Brasil
Por: André Phillipe Pereira • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
Da África para o Brasil
Podemos iniciar um texto sobre a África mencionando as questões do ambiente do continente como as climáticas por exemplo que colaboram para entendermos a diversidade de ambientes, mas também as dificuldades impostas às populações. Lembramos também que esse continente foi o espaço no qual a humanidade se desenvolveu e assumiu características que foram compartilhadas em todos os lugares do planeta. Sua geografia é marcada por densas florestas montanhas grandes e açudes
O Continente africano sempre se serviu das atividades como agricultura e a pecuária para sua sobrevivência. Alguns povos deste continente se fixaram próximos aos rios e oceanos e por estarem nestas localizações tiveram um desenvolvimento melhor. Mas vale lembrar que os primeiros africanos não migraram do continente para outros lugares do mundo viveram milênios de forma isolada seja pelo mar, seja pelo deserto, mas não perderam mérito quanto ao avanço, eles desenvolveram sociedades muito avançadas comparadas até mesmo as sociedades egípcias.
Os africanos, antes da colonização, viviam um isolamento social, isso em relação a interferência de outros povos. Eles não recebiam essas interferências nem da Ásia nem da Europa. Essa questão chegou a causar espanto quando os primeiros europeus ali chegaram e e observaram a organização dessas tribos
Podemos citar como séculos de mudanças neste continente o período entre os séculos de XVI e XIX. Nestes períodos aconteceram diversas transformações estruturais nas organizações dos povos, sobretudo aquelas mais próximas do atlântico, pois tinham um maior contato com mercadores e mesmo companhias comerciais do continente Europeu. Essa relação com o continente europeu colaborou muito para dominação da África pela Europa.
Um ponto importante que não podemos deixar de apresentar é a questão da escravidão da África e também do tráfico de escravos. A maior causa citada para o tráfico de escravos da África para outros continentes é a pobreza do continente. Ao mencionarmos essa questão não podemos nos esquivar de assumir que os africanos são um povo persistente e corajoso, pois, não abandonaram seus costumes e tradições nas mais diversas situações e regiões.
Um desses aspectos que chegaram a outros povos pela presença de africanos foi a religião. Nesta os africanos como muitos outros povos davam muita atenção. Eles cultuavam as forças da natureza e davam a elas personalidades humanas, essas questões religiosas chegaram até o Brasil por exemplo, e foram criadas as religiões como umbanda e candomblé, denominadas religiões Afro-brasileiras, pois, misturam crenças africanas eu europeias cristãs.
Nos pontos culturais fica evidente notar que apesar de a África ser o continente mais pobres do planeta, as práticas de seus antigos habitantes estão espalhadas e ineridas por todos os lugares do planeta. Muitos grupos africanos sobrevivem culturalmente no mundo espalhando sua cultura e seu amor por sua terra e suas tradições.
No Brasil os africanos chegaram, ou ainda, foram trazidos no período colonial brasileiro e ainda durante a independência, constituindo assim, a maior mão de obra do período. Eles estavam presentes e claro que sua contribuição não foi apenas econômica. Eles estavam inseridos na sociedade de alguma maneira e assim seus costumes e práticas, sobretudo as religiosas, que fazia parte de suas vidas mais intima foram sendo vistas e conhecidas, de alguma maneira inseridas na sociedade do Brasil. Assim contribuiu para a formação cultural brasileira. Assim, a influência africana foi se tornando visível em vários seguimentos da sociedade colonial, tais como culinária, práticas religiosas, danças, dentre outros valores culturais que foram incorporados pela população brasileira.
...