TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura Militar

Trabalho Escolar: Ditadura Militar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: A Mídia na Transição Democrática Brasileira

Referência:

ABREU, Alzira Alves de.

O Golpe Militar de 1964 como ficou conhecido apoiou-se no discurso de que era necessária uma intervenção militar para restabelecer a ordem e colocar o país de volta ao caminho certo, longe da ameaça comunista e rumo a um prospero desenvolvimento econômico.

Esse período, segundo os próprios militares, seria uma transição rápida e gradual para o retorno a democracia e aos direitos que haviam sido caçados, porém o que se seguiu foram 21 anos de ditadura militar onde inúmeras pessoas foram perseguidas, presas, torturadas e mortas.

Com a tomada do poder pelos militares adotou-se uma série de medidas para prover o regime de meios necessários para que pudesse se manter, pois a sociedade mesmo tendo apoiado o Golpe em 1964 começou a questionar o poder instituído nos anos que se seguiram fruto das atitudes arbitrárias dos chefes militares. Greves, manifestações estudantis e críticas ao regime através dos jornais, rádio e TV, tudo isso passou a ser combatido pelo governo que se utilizada de Atos Institucionais para legitimar tais ações.

A censura dos jornais, revistas, televisão e rádio também atingiram a fala dos professores em sala de aula na veiculação de informações aos educandos. Nessa época, toda a produção cultural tinha de passar por uma avaliação da censura antes de chegar ao público. Algumas notícias eram proibidas de ser publicadas. Os jornais não podiam criticar o governo nem comentar prisões de “presos políticos”. A população não tinha como se informar do que estava acontecendo. Alguns jornais mostravam o seu descontentamento com a situação, publicando poemas ou receitas culinárias No espaço em que deveriam estar as notícias censuradas. Músicas, livros, peças teatrais e programas de televisão também passavam pelo censor, que decidia se o conteúdo podia ou não ser do conhecimento do púbico. Mas muitos artistas utilizaram sua criatividade e conseguiram expor suas opiniões, apesar da censura.

Em 1970, a Rede Globo de Televisão revolucionou o conceito de TV, no Brasil, com suas novelas, telejornais e programas humorísticos. Também inovou com o jornal O Globo, a rádio e a gravadora Som Livre e outras indústrias eletrônicas e de telecomunicações.

Por meios de canções do movimento Tropicalismo e outras manifestações, a população foi tomando consciência do que estava acontecendo e começou a lutar por mudanças, o que resultou no movimento pelas Diretas- Já!

Dessa forma, o Regime Militar, longe de ser um período que apenas limitou, pelo contrário, instigou dentro das pessoas um sentimento de luta, de liberdade, de tentativa de mudança, que fazia com que as pessoas pensassem formas variadas de burlar o sistema repressor instituído com o Golpe de 1964.

Referências:

CHIANCA, Rosaly Braga & SILVA Lilian. História da Bahia. São Paulo, 2010.

MOTA, Myriam Becho & BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com