TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Exames: Educação Especial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE - CE

Postado Por: Prof. Izacque Barreto

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

IZACQUE BARRETO FLORÊNCIO

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE - CE

MARANGUAPE-CE

MARÇO/2011

IZACQUE BARRETO FLÔRENCIO

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE - CE

Projeto de pesquisa apresentado

à disciplina de IESC IV do curso de Educação Física

com requisito parcial para a obtenção de nota.

Professora Michelane Alves.

MARANGUAPE-CE

MARÇO/2011

1- INTRODUÇÃO

Na elaboração deste trabalho, procurei identificar as possibilidades e limitações que os educadores têm de incluir alunos portadores de necessidades especiais, em suas aulas de Educação Física.

Dentro das normas, toda e qualquer instituição de ensino, pública ou particular tem que estar apta a receber e dar educação de qualidade para todos, mas infelizmente não é esta a realidade encontrada dentro do âmbito escolar, a estrutura física, curricular e institucional deixam a desejar, destinando-se ao atendimento de um grupo de alunos considerados “normais”.

Alguns educadores ainda tratam a inclusão como um problema gravíssimo, apesar de existirem maneiras que facilitam as dificuldades encontradas para incluir alunos portadores de necessidades educativas especiais em suas aulas.

O estudo realizado foi baseado na percepção de haver pouco conhecimento por parte da sociedade em direitos fundamentais garantidos pela legislação mencionados no Artigo, 205 da Constituição Federal, onde a educação é direito de todos e dever do Estado e da Família, com ênfase no Artigo 208 em seu inciso III, que garante atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

A pesquisa tem como foco investigar de que maneira se dá a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física, na expectativa de analisar como os profissionais da área estão interagindo frente ao tema inclusão. Com isso voltarei minha atenção a aplicar um questionário aos professores da rede pública do município de Maranguape-Ce; Identificar a formação curricular dos professores, estrutura das escolas e adaptação dos alunos aos estabelecimentos de ensino; Constatar a preparação dos professores para receber e incluir em suas aulas alunos portadores de necessidades especiais.

2 – REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Sassaki (1997), a integração e a inclusão são de suma importância, para que seja possível atingir a meta de uma sociedade inclusiva, baseada na necessidade de pessoas com necessidades especiais não poderem participar plena e igualmente da sociedade se esta não se torna inclusiva.

De acordo com Cidade e Freitas (1997) para que seja possível promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenças individuais, e passe a conviver dentro da diversidade humana, é necessária a compreensão e cooperação das pessoas.

Para Pereira (1980), a integração faz parte de um processo de inserção de portadores de necessidades especiais no ensino regular, e pode ser conceituada como um “fenômeno”, do qual é parte do atendimento que atinge todos os aspectos do processo educacional.

Teoricamente, a integração pressupõe a adaptação do aluno à escola ou do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com