Educação no Brasil
Por: Patiscot • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Primeira república 1.889-1.930
Em 1.889 proclamação da república onde ocorre a reorganização da elite política; O café é percursor da economia e a elite supostamente progressista.
1.891 sob o signo liberalismo que enfatiza o caráter republicano, federalista e laico do Estado brasileiro, cria voto direto e aberto não está estendido aos analfabetos, nessa época não houve grandes mudanças na educação escolar, persiste os modelos decorrido dos tempos monárquicos.
Foram anunciadas muitas tentativas de caráter reformista por exemplo reformas Benjamim constant de 1.890, reforma Rivadavia Correia 1.911, Reforma Carlos Maximiniano 1.915 e a reforma Luís Alves/Rocha Vaz de 1.925.
O cenário marcado pela primeira guerra mundial e início da industrialização em são Paulo, acelerada política de substituição de importância que atraiu imigrantes europeus. Outras reformas importantes na educação
1.920 reforma Sampaio Dória em São Paulo, 1.923 reforma Lorenço Filho no ceara, 1.925 reforma Anísio Teixeira na Bahia, 1.927 reforma Francisco Campos/Mario Casassanta Minas Gerais, 1.928 reforma Fernando de Azevedo no Distrito Federal.
Estado Novo 1.930-1.945
Os movimentos Escola Nova foram observados a partir de 1.930 após um movimento civil-militar que derrubou a oligarquia do café, reorganização da fração elitista de perfil mais urbano e industrial que se prolonga até 1.945, corresponde à reestruturação do sistema capitalista mundial com reflexos internos, tornando-se necessário a formação e qualificação de mão de obra.
Considerado como Estado Novo assumindo o papel não só de agente promotor da educação como também de estruturador de um sistema escolar em âmbito nacional, nesse período ainda não se fala da universalização da escola básica.
1.932 No governo provisório de Getúlio Vargas promoveu a criação do ministério da educação, os idealizadores do Escola Nova divulgam o manifesto dos pioneiros da educação nova no sentido de apresentar diagnóstico da situação vividas no país.
Os conflitos envolvendo os escolanovistas e os conservadores antecederam a promulgação da constituição de 1.934 segunda da república e terceira da história do Brasil.
No campo da educação estabeleceu competências maiores à união e aos demais entes Federal.
A constituição de 1.934 estendeu obrigatoriamente e gratuidade no ensino primário, investimentos em educação com percentuais mínimos, fiscalização nos estabelecimentos ensino público e privado, obrigatoriedade de concurso público para admissão de professores.
1.937 era Vargas fechou o congresso nacional e estabeleceu um regime ditatorial intitulado Estado Novo por conta do confronto ideológico mundial entre direita nazifascista e a esquerda comunista stalinista.
A constituição de 1.937 implantada no sentido de retirar do Estado a competência de promover a educação pública, além de não fazer referências sobre financiamento público.
As reformas recaíram sobre as escolas de formação técnica e profissional para aqueles que não tivesse oportunidades de realizar estudos em nível superior para atender as necessidades de oferta de mão de obra qualificada.
1.940 surge a reforma Capanema que reorganiza o ensino secundário dividindo em ginásio (4 anos) e colegial (03 anos) este subdividido em clássico e científico, a criação sistema oficial de ensino técnico profissional, incentivo a criação de um sistema de ensino mantido pelas empresas.
Segunda república 1.945-1.964
Queda do governo Vargas, surgiu novo cenário político marcado pela lógica da guerra fria que impôs a bipolarização entre mundo capitalista liderado pelo E.U.A e o mundo socialista (União Soviética)
1.946 a emergência de governos populistas, reivindicações das classes operária por melhores condições de vida e trabalho. É promulgada a nova constituição com princípios liberais e democrática consagrando o regime federalista e republicano.
No campo da educação direitos de todos, gratuidade e obrigatoriedade no ensino primário, liberdade de oferta de ensino as escolas de ensino privado, elaboração de uma legislação própria sobre o assunto LDB levando 13 anos para ser aprovada.
...