Estudo Discipulado de Paulo para Timóteo
Por: Lucas Wicthoffet • 20/7/2020 • Monografia • 557 Palavras (3 Páginas) • 1.043 Visualizações
Trabalho Extra
Discipulado de Paulo a Timóteo
Disciplina: Discipulado
Aluno: Lucas Wicthoffet
Turma: 1° ano
Instituto Teológico Quadrangular Extensão SJP
Em minha opinião o discipulado de Timóteo só se inicia pois, ele tinha um bom testemunho e chegou aos ouvidos de Paulo pelos cristãos da região Listra, cidade a qual Paulo já havia visitado e é muito provável que Timóteo tenha sido batizado nessa primeira visita e rapidamente já conquistou respeito. E por Paulo ouvir sobre o testemunho de Timóteo que o chama para que o acompanhasse no resto da viagem, esse foi o início de um discipulado, o qual, Timóteo se tornou o auxiliar de Paulo durante o resto da vida do apóstolo Paulo, e foi visto por este “irmão” mais velho como filho na fé.
Timóteo, um jovem seguidor de Cristo, propenso à introspecção e de frágil saúde teve como discipulador. Pois ele seguia de perto não apenas o ensino de Paulo, mas também “a conduta, os projetos, a fé, a longanimidade, a caridade, a perseverança, as perseguições e os sofrimentos” do apostólo.
Vemos que Paulo confiava muito em seu discípulo, pois percebemos que Timóteo foi ativo no seu trabalho em vários lugares. Paulo tinha tanta confiança no jovem Timóteo que frequentemente o mandava para ajudar as igrejas e comunicar sobre os problemas que surgiam entre os convertidos. Notamos que quando Paulo sai de Beréia, Timóteo e Silas permaneceram (Atos 17:14 “Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Beréia.”). Depois alcançavam Paulo, e várias vezes Timóteo ia e voltava ajudando nesse trabalho de pregar o Evangelho e edificar os irmãos nas igrejas que iam constituindo.
Paulo se estabelece como mentor de Timóteo em seu discipulado como um guia, mestre, conselheiro, líder espiritual e influenciador. Depois de algumas viagens juntos Timóteo é enviado sozinho para algumas cidades afim de edificar e corrigir os irmãos de cada igreja e mesmo em Corinto onde Timóteo falha por lhe faltar experiência, vemos que Paulo o envia novamente junto com Tito para que tivesse êxito e aprendizado.
Timóteo foi discipulado por um líder forte, de muita garra, porém cheio de amor e ternura que lhe dava oportunidades, segurança e motivação.
Bons mentores como Paulo, nunca desistem se seus discípulos, mesmo depois do fracasso.
Durante a prisão de Paulo, Timóteo estava presente. No final da vida do apóstolo, provavelmente durante uma segunda prisão, Timóteo foi abençoado com duas cartas pessoais que procuravam fortalecer como discípulo e agora discipulador. Timóteo, como o apóstolo que o instruiu, sofreu perseguição por causa da sua fé!
Sem dúvida alguma, o grau de confiança que Paulo depositou em Timóteo é testemunho do seu caráter.
Paulo lhe disse: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Timóteo 4:12-16).
...