Gestão De Qualidade
Artigo: Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RDB1 • 5/6/2013 • 566 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
Gestão de Qualidade Total
-Gestão de qualidade total é conhecida como TQM, GQT e TQC, foi elaborada nas décadas de 1950 e 1980 nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigembaum, Ishikawa e Juan. É conhecido como sistema de gestão e usado na indústria, atende as necessidades dos clientes e torna a qualidade prioridade nas empresas.
-Na implantação avaliou-se o custo da qualidade, incluindo metas agressivas como; Zero defeito e confiabilidade.
Os conceitos de TQC são: Orientação pelo cliente; Qualidade em primeiro lugar; Ação orientada por prioridade; Controle de processos; dentre outros.
TQC é a visão Ishikawa de revolução do pensamento administrativo, sendo seis princípios:
Qualidade em primeiro lugar; Orientação ao consumidor; O seu cliente; Usar fatos e dados para recomendações; Respeito pela humanidade como uma filosofia de administração; Gerenciamento por funções cruzadas.
-Com Juan a Gestão da Qualidade Total é definida como a extensão dos planejamentos da empresa, incluindo da qualidade.
As atividades usuais da TQM são: Estabelecer metas abrangentes; Determinar as ações para alcançá-los; atribuir responsabilidades definidas para o cumprimento das ações; dentre outros.
Os pontos básicos da TQM definida por Harrington são: Envolvimento da alta direção; Capacitação em todos os níveis; entendimento das exigências dos clientes externos; dentre outros.
Wood relata, segundo a visão de vários autores, algumas soluções para os problemas mais críticos de aplicação da “TQM”, elas são: Participação efetiva do presidente; Foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins; Uso intensivo Benchmarking; entendimento e atendimento das necessidades dos diversos Stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo), atores organizacionais; dentre outros.
Lean Manufacturing (manufatura enxuta). Lean Manufacturing é um sistema de manufatura enxuta, versátil e flexível que com a utilização de várias ferramentas, torna a empresa mais ágil par enfrentar as demandas dos mercados.
O 5S é um programa amplo, podendo ser aplicado em todas as organizações. Os 5S são referencias a cinco palavras em japonês que significam: 1-Seiri (Senso de Utilização); 2-Seiton (Senso de Arrumação); 3-Seisoh (Senso de Limpeza); 4-Seiktsu (Senso de Saúde e Higiene); 5-Shitsuke (Senso de Autodisciplina).
A segunda ferramenta recomendada é o ciclo PDCA, definido por Deming. As letras do PDCA significam: -P (Plan), Planejamento para estabelecer metas sobre os itens de controle e maneira para atingir metas propostas. –D (Do), Representa a execução das tarefas previstas no plano e coleta de dados para verificação do processo. –C (Check), Verificação com base nos dados coletados na execução, comparando-se o planejamento e o alcançado. –A (Act), Medida corretiva, verificam-se os desvios ocorridos. São tomadas as medidas de correção, para que os problemas não voltem a acontecer.
A não qualidade e seus custos.
Custos internos e Externos dos defeitos:
Os
...