TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA GERAL PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.169 Palavras (37 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 37

HISTÓRIA GERAL

VALMIRA  RODRIGUES DA ROCHA

                                             PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. da dos Metais?

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada - Nessa época o homem era nômade, viva da caça da pesca, e da coleta de frutos, morava em ocas mais conhecidas como cavernas. Seus instrumentos de caça e pescas eram feitos de pedra. Confeccionavam suas vestes com pele de animais costurados com agulhas feita de osso. Usavam o fogo para o cozimento de seus alimentos, para se proteger do frio e dos animais perigosos.

Período Neolítico ou da Idade da Pedra Polida – Neste período o homem deixou de ser nômade e passou a ter residência fixa. A caça, a pesca e a coleta deixam de ser a principal fonte de subsistência. Surge a agricultura e a domesticação de animais. O homem  aprendeu a usar a roda de polir pedras  e ossos de animais para fazer facas, anzóis e machado, começaram a tecer a lã dos animais para fazer casacos para se proteger do frio, e inventaram a cerâmica para guardar água  e alimentos. Neste período desenvolveu-se culto aos mortos.

Idade dos Metais – Neste período há a substituição dos instrumentos de pedra, madeira e osso por instrumentos feitos de metais. Neste período a população cresceu visivelmente em algumas regiões.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos                                                          como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre              duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionada religião, à política e à sociedade.

IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):

Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):

Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):

A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:

A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.

Segundo o historiador Heródoto a população Egípcia era uma “dádiva do Nilo, “que durante os meses de Junho a Setembro inundava levando fertilizantes para as margens do rio”“.

A sociedade egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. Os sacerdotes, militares e escribas eram responsáveis pela escrita. Os escravos também faziam parte da sociedade, porém trabalhavam muito e não recebiam nada, apenas água e comida.

No campo da política, os egípcios estiveram organizados através da formação de Nomos. Nomos eram pequenas parcelas do território egípcio administrada por um monarca. Os monarcas eram responsáveis pela organização do exercito a nível local.

A economia egípcia era baseada na agricultura. Desenvolviam a pecuária, a criação de porcos e cabras. Dedicavam-se na arte de tecer. Exportavam alguns cereais e utilizavam o sistema de trocas.

A civilização egípcia destacou-se nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos

os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano. Para a construção das torres e dos templos era utilizada a mão de obra escrava.

Acreditavam  em vários deuses, sua religiosidade influenciava diversos setores da sociedade. Usavam a pratica da mumificação de cadáveres.

A escrita foi muito importante, facilitava a comunicação e o controle dos impostos, que se organizava por complexos sistemas de símbolos e códigos.

4. Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.

A polis grega eram as cidades-estados da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica.

Nas polis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência. Muitos habitantes das polis, principalmente da nobreza,  habitavam em casas de campo.

O centro político-administrativo das polis era  a Acrópoles (geralmente a região mais alta da cidade-estado). Nas Acrópoles se encontravam o templo principal da polis, os edifícios públicos, a Ágora (espaço em que ocorriam debates e decisões políticas) e a Gerúsia.

Ao redor da polis havia uma espécie de cinturão rural, onde eram produzidos grande parte dos alimentos necessários para a manutenção da polis. Esta organização reforçava ainda mais a autonomia das polis.

As áreas ocupadas pelas pólis não eram de grande extensão. Em média tinham de 200 a 500 km². Atenas, uma das pólis mais populosas e prósperas da época, era uma exceção com cerca de 2.500 km².

As polis era as cidades-estados da Grécia antiga, estas cidades tinha um alto grou de independência, ou seja, autonomia, política e econômica, polis não existia separação entre rural e urbano, nem relação de dependência muitos habitantes de polis principalmente a nobreza residia nos campos, os centros político-administrativo das polis era a acrópoles, geralmente nas regiões mais altas das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (260.2 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com