História moderna modulo 1
Por: PADILHASILVA • 22/9/2015 • Exam • 257 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Questão 1
O artista do Renascimento não via mais o homem como simples observador do mundo que expressava a grandeza de Deus, mas via como a expressão mais grandiosa do próprio Deus.
O mundo era pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
Questão 2:
O ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.
Questão 3:
Resposta: “C”
Questão 4:
O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
* A Igreja era uma afronta a supremacia dos reis
*A Igreja condenava a usura (juros excessivos), o que incomodava a burguesia
*O antropocentrismo (o Homem como centro do universo)
*Comportamento imoral da igreja através da venda de indulgências e falsas relíquias sagradas.
Questão 5:
Quando Marx fala; “novas condições de opressão”, ele se refere ao poder de dominação do indivíduo, tendo em vista a sobrevivência através do muito trabalho e do baixo salário.
Anarquismo.
O Anarquismo foi a mais radical de todas as teorias, pois pregava o fim de qualquer forma de poder como: Estado, exército, polícia, religiões e partidos políticos.
Segundo o anarquismo, a sociedade deveria funcionar pela associação dos indivíduos produzindo para o bem comum.
...