Homens Ou Fogo
Exames: Homens Ou Fogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rogerquema • 11/5/2014 • 449 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Sinopse - Homens ou Fogo? - S. L. A. Marshal
Durante a Segunda Guerra Mundial, o autor, entrevistando grande número de soldados americanos, concluiu que somente cerca de 25% realmente utilizavam seu armamento. Meio século após, apesar da evolução tecnológica dos meios de combate, as condições humanas permaneceram imutáveis. Este trabalho acentua a importância do elevado treinamento, da disciplina e, sobretudo, da comunicação, com a finalidade de sobrepujar o efeito paralisante do combate moderno. O adequado planejamento para familiarizar o homem com as diferentes formas de perigo que vai encontrar é o que condicionará o comportamento humano para o controle do verdadeiro inimigo no campo de batalha - o medo!
Este é um livro de analise militar, não propriamente profissional, mas escrito por um oficial militar que empreendeu inúmeros estudos sobre o comportamento do soldado e as condições de luta na segunda guerra mundial, no exército norte-americano.
Nesta obra ele publica suas conclusões, mas destinadas ao publico em geral, não que a obra realmente va despertar o interesse de quem quer que seja a não ser os militares ou aficcionados por guerra ou coisas militares.
Basicamente a conclusão do estudioso é de que nas guerras modernas é a informação correta que os oficiais de companhia e de pelotão possuem, suas ligações com os flancos e retaguarda, bem como a instrução precisa ao soldado que podem sustentar o moral e faze-los manter o fogo, e não somente o treinamento cego ou a motivação moral exacerbada.
Apesar de apoiar a iniciativa pessoal, ele sustenta que a disciplina militar deve se manter nos dias de hoje e é terminantemente contra trazer para a caserna atual o relaxamento civil no cotidiano de quartel dos soldados, o que acho que ele tem total razão.
Mas o foco principal do livro fica nesta questão do comportamento humano frente a pressão do combate, e como este comportamento pode ser sustentado em bom nível frente a estas mesmas pressões.
Por exemplo ele analisa que um grande erro no combate é a falta de contato dos comandos gerais com as companhias, e destas com seus pelotões de flanco
Fala sobre como manter o volume de fogo, a coesão tática, o espírito ofensivo, e porque os homens lutam.
Em suma é como já falei um livro de analise militar, sob a ótica de um militar, especialmente dedicado ao assunto, é uma obra interessante para quem gosta do assunto, não é nada assim muito esplendido, nem nada dramatizado, e os relatos de exemplo de situações que aconteceram em batalhas travadas pelos norte-americanos na segunda guerra são escassos, mas, eu não poderia deixar de ler, e como o livro é pequeno e de texto direto, posso recomendar para quem gostar muito do tema.
Homens ou Fogo? - S. L. A. Marshal
...