INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
Trabalho Escolar: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: penelopearaujo34 • 25/10/2014 • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 2.138 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional foi trabalhado o tema terapia assistida por animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, a terapia assistida por animais tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Os cães podem atuar como facilitadores, eles ajudam a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamentos, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensina sobre responsabilidade, reforça a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo.
As terapias com animais facilitam e expressão das emoções (o que nem sempre ocorre com a intervenção dos terapeutas), a sensibilidade, o amor sem apego, o compartilhamento de experiências e pertences, o desenvolvimento sócio emocional e o reforço lógico-matemático, entre outros. As crianças com problemas comportamentais que tendem a desvalorizar amigos, pais e outros adultos para justificar o próprio comportamento agressivo costumam perceber os animais e sua participação na terapia de forma positiva, facilitando a cooperação e o progresso do tratamento. Partindo deste estudo trabalhamos na Escola Municipal EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga, com alunos do 3° ano na faixa etária de 08 a 09 anos, para que este projeto fosse desenvolvido.
A implementação do projeto tem por objetivo ajudar os alunos em suas dificuldades escolares e sociais, acreditamos que é uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores e alunos.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Perfil da Turma
Nome da Escola: EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga
Ano: 3º Ano
Números de alunos: 20
Meninas: 12
Meninos: 8
Descrição do Perfil da Turma: Nesta turma foi observado que alguns alunos apresentaram dificuldade de aprendizagem e comportamental, sendo , problemas com concentração, carência familiar e socialização, oriundos de todas as classes sociais e econômicas, podemos dizer que é uma sala multicultural, várias etnias, cores raças e sexo, tudo num só espaço formando um todo, onde a oferta é menor que a demanda, é preciso repreender a ensinar e usar todos as ferramentas disponíveis ou até mesmo desenvolve-las.
O relacionamento da turma costuma ser harmonioso, tendo pequenas discussões e brigas, mas nada que interfira no dia a dia.
PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS
Trabalhamos com dois alunos que tem maiores problemas comportamentais, em sala de aula.
1º Aluno
Patrícia Alves de Souza , 09 anos, branca, baixa imunidade, filha única, pais divorciados seu convívio familiar é com avó materna, apresenta dificuldade de concentração, inquietação física, às vezes com elevação de tom de voz, notável desorganização mental e motora quando colocada à frente de desafios, tais como: quebra-cabeça e tabuleiros numéricos, e é arredia ao convívio social se isolando.
2º Aluno
Gabriel dos Santos, 08 anos, branco , com grande dificuldade de concentração e organização espacial, podemos considerá-lo como um aluno Hiperativo, misturas as perguntas e os temas em questão, numa investigação mais aprofundada é possível detectar uma falta de interesse em função dos atrativos eletrônicos, esse aluno também deixa transparecer a coação psicológica do pai, a relação difícil e a forma como é cobrado os resultados e as regras morais o bloqueiam no desenvolvimento escolar.
Na parte de dificuldade em aprendizado trabalhamos com um aluno.
3º Aluno
Rafaela Fernandes da Silva, 09 anos , filha de pais separados, mora com avó paterna, sofreu abuso sexual, a mãe ateou fogo na casa com ela dentro, problemas com concentração, sem limites e dificuldade em aceitar regras.
MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS
1. Levantamento dos problemas de aprendizagem específicos do aluno: dificuldade de concentração, agitação, confusão mental, em alguns momentos se torna exibicionista.
2. Levantamento das dificuldades e problemas de interação social: carência afetiva,
exibicionista, sua guarda é da avó paterna, a qual apresenta dificuldade no acompanhamento escolar e na educação social da criança.
3. Sondagem das relações sócio afetiva do aluno: seu relacionamento familiar aparenta ser de medo e intimidação pelo pai que é alcoólatra, no meio social esta sempre chamando a atenção.
IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
Aluna Patrícia Alves de Souza
1. Definição do animal a ser utilizado na zooterapia pela aluna: cachorro
2. Definição das estratégias de tratamento e utilização do animal: em casa
3. Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo: a proposta será que a aluna aprenda interagir com o animal, que esta relação tenha uma reciprocidade.
4. Definição da estratégia de acompanhamento e avaliação: avaliar periodicamente o desempenho da aluna na sua relação com os conteúdos escolares e colegas de classe.
5. Definição dos objetivos gerais e específicos do projeto; o projeto tem como objetivo geral ajudar ao aluno se relacionar com o outro, que ela possa interagir em família, na escola e no âmbito social, como especificidade o projeto visa tratar a carência afetiva familiar da aluna e aumentar sua autoestima.
Aluno Gabriel dos Santos
1. Definição do animal a ser utilizado na zooterapia pela aluno: cavalo
2. Definição das estratégias de tratamento e utilização do animal: em espaço familiar
3. Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo: a proposta dessa terapia é que o aluno interaja com animal, aprenda avançar estágios com responsabilidade, aprenda a dosar o iniciar e o parar, aumente sua concentração
...