Influencias Educacionais
Por: Pri2118 • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 834 Palavras (4 Páginas) • 766 Visualizações
Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação
Tutor: Ana Paula Ferreira
Aluno (a): Priscilla do nascimento Morais
RGM: 16382790 Data da entrega:
Polo: IPINEM - Franco da Rocha
Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.
a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.
R: Para Froebel, a importância de brincar na fase pré escolar é de extremo enriquecimento psicológico, pois dá ao aluno a liberdade de se expressar, de criar e interagir com outras crianças geralmente da mesma faixa etária. Ele enfatiza também que devemos estimular o aprendizado com atividade lúdicas aprendendo assim o siginificado da família nas relações humanas, através de jogos e brinquedos a criança estimula o seu desenvolvimento sensório motor e inveta métodos aperfeiçoando suas habilidades.
A relacao do artigo pressupõe o sócio construtivismo como base na sua relação com as práticas educativas, ou seja, transmitir através do lúdico auxiliando no desenvolvimento, na aprendizagem, propiciando a contituição da criança como indivíduo.
A partir do momento em que o educador guia esta criança para seu desenvolvimento e interesse, torna-se o ensino mais leve e mais produtivo. Para Froebel, a educação se desenvolvia de forma espontânea, pois quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é aberta a novos conhecimentos.
b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
R: Ambas tem seu ideal, a educação positivista tem sua concepção baseada que em que o homem e o único capaz de descobrir as leis do universo, tudo baseada na confiança no conceito cientifico, além de abandonarem a busca pela explicação de fenômenos como a criação do homem, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes no cotidiano, como no caso das leis, das relações sociais e ética.
Já a educação socialista defende o ponto de vista de uma educação universal popular gratuito, laico e técnico-profissional quebrando com isso as barreiras de um ensino para poucos. O socialismo busca esclarecer as mudanças sociais que a sociedade sofre, devido a grande aceleração industrial e urbanização.
c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
R: Para Dewey era de suma importãncia que a educação não se restringisse a tranmissão do conhecimento como algo acabado, mas que o saber e habilidade adquiridos pelo estudante pudessem ser integrados à sua vida como cidadão, como pessoa. A educacao deve servir para resolver situacões da vida e a educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações sociais muito comparado a política. O principal objetivo é educar a criança como um todo emocional, intelectual e físico. Assim o aluno associava melhor o aprendizado por meio de tarefas ao que foi estudado. John Dewey usava como principal estímulo atividades manuais e criativas para que assim as crianças fossem estimuladas a pensar e expressar suas emoções e sentimentos e começar a pensar por si próprias. Podendo assim como futuros homens, exercer um maior domínio cultural e político.
d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.
...