Manifestações Populares
Projeto de pesquisa: Manifestações Populares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gutin • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 877 Palavras (4 Páginas) • 165 Visualizações
Introdução
As manifestações populares sempre foram um denominador comum de todas as sociedades. Desde os tempos remotos, na era imperial, nos governos ditatórias e atualmente nos democráticos. Em linhas gerais eles revelam um caráter de insatisfação de um ou mais grupos, povos, tribos, comunidades e etnias. As populações se organizam de diversas formas, seja por sindicatos, associações de classe, movimentos sociais e populares, moções de repúdio, abaixo-assinados e a grande concentração de pessoas pelas ruas proliferando palavras de ordem, com cartazes, vestidos igualmente ou até pelados.
Várias grandes manifestações foram feitas em nosso país e repercutiram mundialmente. Podemos destacar dentre elas, a Revolta da Vacina, que ocorreu em meados do mês de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro e foi ocasionada pela imposição do Governo Federal em promover uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola de forma violenta e autoritária. Outra manifestação que merece destaque é a Passeata dos 100 Mil que aconteceu em julho de 1968 no Rio de Janeiro contra a ditadura militar e que contou com a participação de estudantes, universitários, artistas, intelectuais e representantes de religiões.
Citadas até hoje como dois dos maiores protestos da história do nosso país, a campanha das Diretas Já ocorreu no ano de 1984 e levou às ruas, milhares de pessoas que reivindicavam por eleições presidenciais diretas no Brasil e o Impeachment de Collor. Também ligada à política, esta manifestação popular causou grande impacto no país. Multidões saíam às ruas, na maioria jovens e adolescentes pedindo o afastamento do então presidente Fernando Collor de Melo devido a esquemas de corrupção e confisco do dinheiro público. Estes manifestantes receberam o nome de “caras pintadas”.
Tendo como foco deste trabalho, diversas formas de manifestações podem ser citadas, como as que criticam veementemente a falta de ética na política e insatisfação com a falta de qualidade nos serviços públicos, o que ocasiona diversos outros problemas no país. “A própria ideia de uma participação popular surge, justamente, para se distinguir de uma outra concepção de sociedade, onde quem tem estudo e recursos aponta o caminho ‘cor- reto’ para as classes populares” (Valla, 1998, p2).
Existem manifestações de caráter pacífico e também conflituoso. Em muitos casos foi visto o povo na rua gritando palavras de ordem e levando cartazes, faixas e uma grande parte de pessoas vestidas com roupas da mesma cor. Há também, inúmeros casos onde os manifestantes destroem o patrimônio público e cometem muitos outros atos de vandalismo.
Desenvolvimento
O estado comumente denominado como "Estado provedor", segundo Moisés (1985), é o prestador de serviços à população, através das políticas públicas. E para tanto ele necessita cobrar impostos e taxas, resultando na verba pública que tem o objetivo de proporcionar o consumo coletivo e infraestrutura
...