Max Weber
Exames: Max Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biatriz • 28/9/2013 • 620 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Max weber
Maximilian Karl Emil Weber Nascido em Erfurt, 21 de abril de 1864 Alemanha e morreu em Munique 14 de junho de 1920 aos 56 anos.
Max foi um intelectual alemão, jurista economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. A esposa de Max Weber Marianne Weber biógrafa do marido foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo. Max também é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência politica e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e posteriormente trabalhou na Universidade de Freibung, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Max também era muito influente na politica alemã da época, foi consultor dos negociadores alemão no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Em 1882 Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentando também cursos de economia politica, historia e teologia. Em 1884 voltou para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o Doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia. E em 1893 Casou-se com Marianne Schnitger, uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das obras de seu marido. Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. Entre 1897, ano que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que no final de 1898 ao finam de 1902 não poderia realizar atividades regulares de ensino ou cientificas.
Principais Obras:
Entre muitas Obras de Max Weber suas principais são: A ética protestante e o espirito do capitalismo (1904): Com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não exclusivas do porque as culturas do Ocidente e Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características especificas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.
E a outra Obra importante é A politica como vocação (1919): Weber definiu o Estado como “uma entidade que reivindicava o monopólio do uso legitimo da força física”, uma definição que tornou central no estudo da moderna ciência politica no ocidente. Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber”. Entre as obras mais importantes tem também: A ciência como vocação (1917) e A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904).
Principais Pensamentos
Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o capitalismo e a racionalização do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que transforma com ações sociais.
“O homem não teria alcançado o possível, se repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”.
“Poder
...