Memoria Da Educação Escolar No Brasil Contemporaneo
Trabalho Escolar: Memoria Da Educação Escolar No Brasil Contemporaneo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graphic.anas • 1/4/2014 • 718 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
15 de Março – DIA DO CIRCO
Público alvo: MGII – A/B ( 3 anos)
Período: 10 a 14/03/2014
Professoras: Bianca e Isabel / Ivone e .................
(Leonid G. Engibarov)
O circo está associado ao mundo real e imaginário. Por este motivo trabalhar este projeto é proporcionar através de um aprendizado prazeroso, momentos e atividades relacionadas a arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e o respeito com o outro. É uma prática com um alto valor sociocultural, traz consigo valores importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar podemos oportunizar estes valores.
Neste projeto vamos trabalhar diferentes linguagens:
(corporal, musical, plástica e oral), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender, expressando assim suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. Tem como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral.
OBJETIVO
Conhecer a história do circo, e sua comunidade, valorizando a arte circense.
Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
Interessar-se por atividades envolvendo arte, música e poesia, manifestando diferentes percepções.
Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, familiarizando a criança através da literatura infantil e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.
Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
Classificar e seriar objetos a partir de jogos matemáticos e outros materiais desenvolvendo o raciocínio lógico matemático.
Explorar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, dramatizações e demais situações de interação.
Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
Aprimorar a coordenação motora fina executando atividades diversas.
Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
Analisar a existência de diferentes espécies na natureza, conscientizando-se da necessidade de respeito e cuidado com os animais.
Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar,correr, pular, entre outros
Incentivar a participação em jogos simbólicos, utilizando-se de diversos objetos para vivenciar o lúdico.
Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
ATIVIDADES:
• FAZ DE CONTA - IMITANDO O PALHAÇO :Pintura - Pintar o rosto ou apenas o nariz de vermelho;
• IMITANDO O EQUILIBRISTA – Montando uma corda no chão;
• IMITANDO O MALABARISTA – Vamos fazer bolinhas
...