Memorial-Psicologia E Educação
Artigo: Memorial-Psicologia E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunete19 • 28/2/2014 • 708 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
RESUMO:
Este relatório tem por objetivo apresentar os equipamentos de vidraria utilizados nas práticas de laboratório, demonstrar a forma de uso dos mesmos em experimentos laborais, envolvendo medidas de diversas grandezas, volumétricas, de massa e procedimentos que necessitem deste equipamentos.
INTRODUÇÃO:
As experiências de laboratório envolvem medidas de massa e volume, que serão utilizadas em cálculos para fins de obtenção de resultados e pesquisas.
São em grande parte, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Portanto, as vidrarias devem ser tratadas com o máximo de cuidado, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado, detalhado que quaisquer outros vidros, por isso resistentes e caros. Existem outros materiais: de porcelana, de borracha ou plástico e equipamentos que são fontes de aquecimento.
Para isso utiliza-se algumas vidrarias que serão descritas abaixo:
Almofariz com pistilo:Usado na trituração e pulverização de sólidos.
Balão de fundo chato:Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.
Balão de fundo redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.
Balão volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
Béquer: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO.
Cadinho:Peça geralmente de porcelana cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade, por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen.
ERLENMEYER: Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções.
FUNIL DE BUCHNER:Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de FILTRO em conjunto com o KITASSATO .
FUNIL DE SEPARAÇÃO Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.
KITASSATO: Utilizado em conjunto com o FUNIL DE BUCHNER em FILTRAÇÕES a vácuo.
PIPETA GRADUADA: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.
PIPETA VOLUMÉTRICA Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida.
PROVETA OU CILINDRO GRADUADO Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.
TUBO DE ENSAIO Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do BICO DE BÜNSEN.
TUBO DE ENSAIO: Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido
...