Nouvelle Vague (Nova Onda)
Trabalho Universitário: Nouvelle Vague (Nova Onda). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessicaamf • 22/3/2015 • 260 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
Nouvelle Vague (Nova Onda)
Foi o movimento de cinema francês que surgiu pôs a segunda GM na França no inicio dos anos 60, mas o termo Nouvelle Vague foi lançado por FrançoisoGiroudem 1958 na revista L’Express, se referindo aos novos cineastas. O movimento era composto por jovens autores que tinham como intuito quebrar as regras impostas e aceitas pelo cinema comercial.
Os principais cineastas do movimento são Jean-Luc Godart e François Truffaut , onde a maioria dos cineastas eram críticos da revista Cahiers Du Cinéma.
A sátira sobre a própria linguagem cinematográfica (onde se firmam os clichês visuais) é percebida em filmes que se caracterizam como adeptos da Nouvelle Vague. As cenas focam o psicológico dos personagens, suas impressões cotidianas e banais. O sujeito sobrepõe a lógica das cenas.
Esse estilo influenciou toda a cinematografia mundial. Mesmo nos Estados Unidos, os realizadores da "Nova Hollywood". renderam homenagem à vaga que começou a frutificar com o "BonnieandClyde" de Arthur Penn, prolongando-se esta influência do final dos anos sessenta até aos anos setenta. Muitos dos cineastas que iniciaram este novo estilo reuniam-se em cineclubes para discutir as obras americanas e assim terem base para a forma antagônica que iriam aplicar em seus trabalhos. Os cineastas da Nouvelle Vague, conhecidos como os novos turcos, geraram também a ruptura com o cinema totalmente de estúdio, que era o que imperava na França da década de 40. Incorporaram estilos e posturas da Pop Art ao teatro épico, textos de Balzac, Manet e Marx. Havia em seus filmes um questionamento novo, um erotismo pungente e até um romantismo tragicômico.
...