O CONCEITO DE TEMPO
Por: dhiego.No • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 4.278 Palavras (18 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO ONLINE CONECTADO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
5º SEMESTRE
DIEGO DA SILVA NOVAIS
CONCEITO DE TEMPO
BRUMADO-BA
2020
DIEGO DA SILVA NOVAIS
CONCEITO DE TEMPO
Trabalho de apresentado ao curso de Processos Licenciatura em História como requisito parcial para a obtenção de média para as disciplinas de História do Brasil Colonial; Metodologia do Ensino de História
História Moderna; Práticas pedagógicas em Ciências Humanas: Transformações sociais no espaço e no tempo; História da América.
BRUMADO-BA
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEPÇÕES DE TEMPO 4
2.2 MICROECONOMIA 7
2.3 ANÁLISE DAS LINHAS DO TEMPO 8
2.3.1 América 9
2.3.2 Brasil 9
2.3.3 Europa 10
2.3.4 Relação Entre os Eventos 11
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão irá tratar da temática sobre o conceito de tempo, buscando aplicar os conteúdos estudados durante o semestre.
A definição do tempo é bastante ampla, pode-se dizer que é fundamental ter ‘a noção de tempo’, sob muitas perspectivas, sendo esta considerada indispensável no que tange qualquer análise históricas a ser feita. Na atualidade pode-se dizer que são diversas as concepções e tempo que existem, a duração dos eventos históricos são diferentes e um modo de vivência especifica deste tempo, assim, é necessário entendimento de que não é apenas uma concepção/conceito do tempo, senso que o mesmo não é linear, no entanto, quando se faz uma ordenação de maneira cronológica, isso pode ser bastante vantajoso.
Conforme já apresentado, existem diversas concepções sobre o conceito do tempo, pode-se citar tempo da natureza, o tempo social, o tempo e trabalho, o referido tempo social é o tempo no qual as pessoas iniciam sua contagem ‘de tempo’ de acordo com o tempo da fábrica, pois mesmo que encontrem-se em dias iguais, suas práticas do dia a dias bem como as suas relações com o trabalho, tem uma enorme influência com relação ao tempo em si.
A apresentação do trabalho em questão buscar efetuar uma análise dividida em 3 momentos. No primeiro apresenta-se um texto fazendo uma análise teórica das existentes concepções do tempo, depois constrói-se uma linha do tempo que leva em consideração acontecimentos da América, Europa e Brasil, desde 150 á 1850, no fim, faz-se uma análise dos fatos sobrepostos bem como da linha do tempo.
Diante disso, buscar-se-á pela melhor concepção bem como aprendizado sobre o referido conceito de tempo.
DESENVOLVIMENTO
concepções de tempo
“A História é o estudo dos Homens no tempo”, é o que define um importante historiador, chamado Marc Bloch. Essa definição hoje é citada em diversas obras, sendo que hoje até parece ser ‘óbvia’.
Ainda levando em consideração as colocações deste mesmo autor, pode-se fazer o estabelecimento de uma relação entre os seres humanos e tempo que eles viveram, é possível assim fazer-se uma investigação da história.
É bem complicado comentar sobre tempo, pois existem demasiadas formas de tratar o tempo de maneira geral, pois mesmo que mensurado em um calendário único, o tempo possui ligações tanto com as práticas do dia a dia, com o momento, com o trabalho em si, até mesmo com sua definição.
Para o autor Varela (2004), a disciplina de História, o tempo precisa ser subdividido em 2 subcategorias de forma a ser possível que se atue adequadamente como formador dos conceitos históricos.
A primeira maneira, conforme é citado por Simone Varela, tem a ver com o tempo cronológico, o qual se trata de um referencial para a localização temporal necessária à compreensão da História, sendo que o mesmo pode ter feita a ampliação para o tempo biológico, que tem a ver com o crescimento e envelhecimento; ainda sobre o tempo psicológico interno das pessoas que se relacionam com ideia de sucessão ou de mudança; o tempo cronológico da astronomia, sobre a sucessão de dias e noites, bem como a sucessão de meses e séculos.
A outra categoria de acordo com Varela é a do tempo como uma determinada temporalidade, ou seja, o tempo histórico, o tempo das relações sócio-históricas de uma determinada sociedade, tempo de duração. Nesse tipo de dimensão. O tempo não é somente mais evento de sucessão e passa a incorporar a simultaneidade e a repetição, conforme Reis "Ele se distancia da mera sucessão do calendário, preservando-a, e distancia-se da temporalidade do tempo social, inspirando-se nela" (REIS, 1994, p. 117).
O conceito de tempo se trata de um dos elementos expropriados na ocorrência das três Revoluções Industriais assim, de maneira definitiva, veio a se tornar um dos princípios para a afirmação da lógica capitalista.
...