O Estudo da Idade Média na Contemporaneidade
Por: pedrulula13 • 12/4/2021 • Dissertação • 415 Palavras (2 Páginas) • 99 Visualizações
A ideia de que a Idade Média foi um período de trevas e de ineficiência científica é uma visão errada e retrógrada. Atualmente muitos historiadores tentam desmistificar tal preconceito. A visão linear da história e o preconceito com a igreja católica fazem com que muitos livros didáticos retratem o período nesse contexto de escuridão.
Para Jacques Le Goff, a "Idade das Trevas" foi uma invenção dos humanistas renascentistas a fim de comprovar a linearidade da história que mostra um avanço da história sempre do pior para o melhor e que a cada ano que se passa, os avanços são mais pontuais e mais importantes.
Além do mais, a concepção medieval ainda é muito eurocêntrica, sendo limitada, também, apenas ao ocidente. Poucos livros didáticos trazem a Península Ibérica durante a Idade Média. Até a visão da dominação da igreja é algo ultrapassado. A igreja tem mais força na Modernidade e, devido a ruralização medieval, dificilmente a igreja conseguia dominar os camponeses, até pelo alto índice de analfabetismo da época e a centralização dos estudos e da leitura ser clérica. Por isso, cria-se um mito e um preconceito da Idade Média e da Igreja Católica.
Porém, devido a concentração bibliográfica ser da igreja, muitos registros mostram uma Europa de paz e tranquilidade, muito harmoniosa e equilibrada devido a todo agrado divino. Então, muitas vezes os documentos que chegam para os historiadores são de uma Europa hierarquizada com suas divisões equiparadas. O que de fato é errônea, uma vez que não era limitada em nobreza, clero e camponeses. Dentre algumas classes que se desprendem das citadas, estão, por exemplo: os professores e estudantes, os mercenários e os trovadores.
Um erro frequente nos livros didáticos é a ilusão que a Idade Média está resumida em surtos de doenças e sistema feudal. A Peste Negra, que foi um grave problema da época, não foi o único na história, tendo grandes problemas semelhantes durante, até, a contemporaneidade. Outro mito muito frequente é de que o feudalismo foi unificado e unânime na Idade Média, sendo este durante apenas uma parte do período.
Portanto, é necessário que haja um critério quando for estudar a Idade Média para que possa ser desmistificado e desconstruído a visão preconceituosa que os jogos e livros didáticos trazem do período e retratar com mais intensidade os diversos benefícios adquiridos na Idade Média a fim de quebrar as trevas que os iluministas renascentistas impuseram nos estudos históricos.
...