TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Artigo

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE ARTIGO

A seguinte analise fala sobre o artigo ensino de história hoje: heranças, conquistas e perdas dos autores silva, Marcos Antônio da e Fonseca Selva Guimarães, tratasse de aspectos, ideias e a visão dos autores em cima do tema principal, e as relações do Ensino de História no Brasil desde a ditadura até o presente atual .Nesse contexto o Ensino de História desde a ditadura de 1964-1984,ele aborda as modificações e permanências e perdas na história como disciplina ,o artigo ainda traz consigo a importantes temas culturais escolar como instituição de formas de diálogo.

O ensino de História por si só foi um grande ponto debates entre as políticas educacional da ditadura civil militar brasileira (1964-1984) ,isto por sua vez significava refletir o estado de conhecimento histórico e do debate pedagógico e haver também o combate dos estudos sociais e a desvalorização da História, assim o período da ditadura busca coibir qualquer forma de conhecimento que retirasse o povo da alienação ditatorial, fazendo com que os professores tivessem pouca formação proibindo também que os livros possuíssem conteúdos contrários do que a ditadura instruía. O fim desse período ditatorial não significava o desaparecimento das dificuldades aos quais o ensino da História enfrentava no cotidiano.

Muitos aspectos se fortalecem ao longo do tempo com relação ao Ensino da História com a superação de termos políticos. Com o crescimento da industrial editorial e das escolas privadas e com os debates políticos educacionais para o ensino da História desde a década de 1990, com retrocesso de lutas coletivas, o espaço escolar da história passa a ser valorizada a cada vez mais devido as pesquisas cientificas, cujo o estudo está relacionado a cultura escolar, pois as práticas educativas desenvolvidas em vários lugares por docentes, pessoas envolvidas com o processo educativo.

Os autores apontam sobre a questão da relação da disciplina de História e a problematização relevantes sobre o ensino de História, por diferentes agentes e instituições procurando responder a questões que surgem nesse campo.

O estudo da disciplina de História tem sido objeto de várias pesquisas acadêmicas como nos livros didáticos e paradidáticos de programas de formação de professores, em diferentes aspectos podemos perceber a preocupação do Estado com a institucionalização de currículos e programas de História para educação.

A História é ensinada é e um fruto de uma seleção de “recorte” temporal, histórico. As histórias são frutos de muitas leituras e interpretações dos sujeitos históricos aos quais se situam socialmente isto é o currículo escolar não é um mero conjunto neutro de conhecimentos escolares a serem ensinados e avaliados, pensar na importância da História não é um papel muito fácil pois há inúmeros fatores que a definem ,porém a importância formativa dela está relacionada com o currículo da Educação básica requer concebe-lo como conhecimento e pratica social, em permanente reconstrução

Atualmente sobre o Ensino da História podemos perceber a concepção de ensino e aprendizagem da história pois está bem difundida e abrangem qualquer momento e lugar e não pode ser desdobrada num abandono da escola como lugar descartável. A escola se matem como um local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com