O Fichamento Saber ver Arquitetura
Por: Ricardo Guimarães • 12/7/2021 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
ALUNO(A): Ricardo Lucas Guimarães
FICHAMENTO
1. Referência:
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
2. Citações diretas:
• “O templo grego caracteriza-se por uma enorme lacuna e uma supremacia incontestada através de toda história. A lacuna consiste na ignorância do espaço interior, a glória na escala humana” (ZEVI, p.56)
• “Toda arquitetura responde a um programa construtivo e, nas épocas ecléticas, quando falta uma inspiração original, os arquitetos vão buscar nas formas do passado os temas que servem, funcional ou simbolicamente, para as suas construções [...]” (ZEVI, p.66)
• “O “estilo romano” serve para os interiores dos grandes bancos americanos, para as imensas salas de mármore das estações ferroviárias, em obras que impressionam pela grandeza e pelas dimensões, mas não comovem pela inspiração [...]” (ZEVI, p.70)
3. Principais conceitos do autor
• O autor conceitua o templo grego como um exemplo de não-arquitetura (p. 56);
• Define o Partenon como uma obra não arquitetônica, mas que nem por isso deixa de ser uma obra-prima artística e que, quem não gosta dele não possui sensibilidade estética (p. 67);
• Em Roma o espaço interior está presente de maneira grandiosa e que se não tinham a sensibilidade dos escultores-arquitetos gregos, possuiam o gênio dos construtores- arquitetos, que é o gênio da arquitetura (p. 67);
• A arquiterua romana se diferencia da grega pela sua escala monumental, a nova técnica construtiva dos arcos e das abóbadas que reduz colunas (p. 67);
4. Principais conclusões:
• No templo grego, o homem caminha apenas no corredor que vai da colunata à parede exterior da cela. (p. 66);
• Muitos edifícios romanos não eram obras de arte, mas nunca poderemos afirmar que não eram arquitetura (p. 67)
• O estilo romano são obras quase sempre frias, onde não nos sentimos em nossa casa (p. 70).
5. Comentário pessoal:
• Vemos nestes dois capítulos uma verdadeira oposição arquitetônica em suas obras.
• Uma, a grega, despreocupada, do ponto de vista criativo com o interior de seus templos, pois eram vistos como morada impenetrável dos deuses. Tendo assim uma preocupação maior com o exterior, transformando as colunas em verdadeiras obras- primas.
6. Palavras-chave:
Arquitetura. Templo grego. Arquitetura romana.
...