Fichamento Arquitetura, projeto e conceito
Por: pami01 • 29/6/2021 • Resenha • 473 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
MACIEL, Carlos Alberto O projetar arquitetônico
Arquitetura, projeto e conceito
in Seminário Arquitetura e Conceito, Minas Gerais: Núcleo de Pós-
Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, 2003.
Ideia central:
Em contrário a ideias que permeiam erroneamente grande parte do imaginário popular, o conceito na arquitetura não deve ser encarado como uma interpretação subjetiva que nasce anterior ao projeto e dita, em seguida, todo esse processo. Há, sim, informações anteriores até mesmo aos estudos primordiais de uma obra, no entanto estes se mostram de muito maior objetividade e mais difícil alcance, surgindo, diferentemente de ideias milagrosas e mirabolantes, de muita pesquisa e posterior pensamento crítico.
O que se leva em conta:
A importância deste posicionamento é justificada por diversos fatores, como, por exemplo, a possibilidade de evitar equívocos acerca de aspectos do local que possam influenciar a arquitetura prevista. Os fatores citados pelo autor são:
- Confirmação geológica do terreno (geometria, topografia e geografia);
- Paisagem física e cultural;
- Estrutura urbana;
- Clima (sol, chuvas e ventos);
- Legislação de uso e ocupação do solo.
Atentar-se de antemão a estes produz um resultado direto sobre o objeto final do projeto, ao que este passa a se adequar mais apropriadamente ao local inserido e atender melhor seus habitantes e os do entorno.
Atenção ao necessário:
Deve-se atentar, também no início do projeto, aos usos e atividades aos quais o edifício deverá atender (programa de necessidades). Dessa forma, é possível definir com maior precisão questões como escala, tão importantes por influenciar, além da vivência humana, também o orçamento final, que não deve de forma alguma ser ignorada.
Além disso, o autor ressalta, corretamente, o papel do arquiteto ao tratar de especificações de materiais e detalhamentos, da participação nos processos construtivos e execução definitivo do espaço físico. Torna-se, então, imprescindível a participação em cada uma dessas fases, uma vez que é o arquiteto quem concebe toda a ideia por trás da construção, ficando, assim, também responsável por assegurar a qualidade de sua reprodução formal.
O método:
Ao fim das observações, trata-se deste fator tão marcante no que se refere ao projeto: o desenho, que é descrito como, principalmente, ferramenta inerente ao processo de criação do objeto arquitetônico, uma vez que sua natureza adaptável e plural permite retratar cada ideia que venha a surgir, intermediando a teoria e o processo prático.
Conclusão:
"O ato de projetar pode ser entendido como um trabalho reflexivo, um esforço de equilíbrio entre o construir, o habitar e o pensar colocados como premissa para este debate."
...