O Povo Africano
Casos: O Povo Africano. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moloure • 19/3/2015 • 393 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
1- A criação desta lei não pode ser atribuída somente ao presidente. Esta lei é resultado de muitos esforços e desafios das políticas do Movimento Negro visto que em 1980 com processo de redemocratização do país as propostas do Movimento Negro brasileiro foram levadas ao Parlamento e na elaboração da Constituição de 1988, formou-se a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias. Promulgada a Constituição no tema da educação foi aprovado o Capítulo III; Da Educação, da Cultura e do Desporto, com 13 artigos, o Artigo 242, cujo parágrafo 1º “determina” que o “ensino de história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro” (Constituição Federal Brasileira, 1989, p. 91-94, p. 103). Na LDB temos § 4o O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (LDB, 2010, p. 27) e também os Temas Transversais: Pluralidade Cultural. Sendo assim com base histórica o Movimento Negro (e parceiros da luta antirracista) tem sido os responsáveis pelas ações responsáveis por esta conquista.
2- A maior parte das pesquisas sobre a origem da espécie humana compartilha a visão de que os primeiros homens surgiram no continente africano. Porém, até a década de 1960, a história dos povos que viveram na África era praticamente desconhecida dos historiadores europeus e americanos. Até a metade do século XX, o mundo ocidental só tinha conhecimento de regiões africanas próximas da Europa, como o Egito Antigo e regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo. Para as regiões africanas onde houve a expansão do islamismo, também existia maior quantidade de estudos, porque nessas regiões de influência islâmica produziu número significativo de registros escritos. E importante lembrar que, por muito tempo, os historiadores utilizavam apenas os registros escritos como fontes históricas, desconsiderando os vestígios materiais e a tradição oral. Por isso que por tanto te prevaleceu a visão dos povos bárbaros como povos selvagens, atrasados ou sem civlização, já que os registros escritos sobre esses povos foram feitos pelos romanos. Atualmente, esse conceito é considerado incorreto, porque a ação dos seres humanos é sempre histórica, independente do uso da escrita. Porém, por muito tempo, os historiadores acreditaram que a ausência de registros escritos impossibilitaria o estudo da história da África.
...