O Que é Keynesianismo
Tese: O Que é Keynesianismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanafarias • 16/6/2014 • Tese • 636 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
O que é Keynesianismo?
R=Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. As teorias de John Maynard Keynes tiveram enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado. Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças às forças do mercado.
O objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação. Na década de 1970 o keynesianismo sofreu severas críticas por parte de uma nova doutrina econômica: o monetarismo. Em quase todos os países industrializados o pleno emprego e o nível de vida crescente alcançados nos 25 anos posteriores à II Guerra Mundial foram seguidos pela inflação. Os keynesianos admitiram que seria difícil conciliar o pleno emprego e o controle da inflação, considerando, sobretudo, as negociações dos sindicatos com os empresários por aumentos salariais. Por esta razão, foram tomadas medidas que evitassem o crescimento dos salários e preços, mas a partir da década de 1960 os índices de inflação foram acelerara dos de forma alarmante.
Qual a influencia do neoliberalismo na economia capitalista da atualidade?
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.Sendo que a influência dessas idéias, que surgiram após a década de 70, foi como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973. Embora tenha beneficiado com mais intensidade países mais desenvolvidos – considerados capitalistas, porém, com a globalização, melhora a competitividade e livre concorrência.
Quais fatores que colaboraram para a deflagração da II guerra mundial?
Foi a revanche da Alemanha, pela humilhação que passou na 1º Guerra, e de seus aliados.
1. Foi Stalin, e não Hitler, o principal responsável pela deflagração da II Guerra Mundial, além de ser o grande vitorioso dessa.
2. Stalin usou Hitler e a Alemanha nazista como ponta-de-lança em seu projeto de dominação soviética da Europa.
O que foi o chamado “guerra fria”?
Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica,econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
Uma parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos e o socialismo, defendido pela União Soviética (URSS).
...