O Totalitarismo
Por: 000luma • 25/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
TOTALITARISMO
→ definir totalitarismo e relacionar com contexto pós primeira GM e Revolução Russa
Totalitarismos são regimes autoritários e anticomunistas. Valorizam o Estado acima do indivíduo, são ultra nacionalistas e conservadores. Após a primeira guerra mundial e a revolução russa, movimentos totalitários entram em seus auges. A Europa passava por muitas crises, tanto econômicas quanto políticas e houve uma grande radicalização política. O período foi chamado de ``apagar das luzes``.
→ Fascismo
definir Fascismo e suas características
Fascismo é um movimento totalitário, onde tem radicalização política. Mussolini cria o Partido Fascista. É um partido totalitário, sendo assim, ultra nacionalista e anticomunista.
como Mussolini entra no poder ( Marcha sobre Roma)
Em 1922, ocorre a Marcha sobre Roma. Mussolini diz, em um comício gigante, para entregarem o poder ao partido Fascista, caso contrário, marchariam sobre Roma e o tomariam. Poucos dias depois, fascistas iniciam a marcha sobre Roma. Isso chama a atenção do Rei e achando que estava salvando a Itália, nomeia Mussolini primeiro-ministro. Em 1925, ele começa a estabelecer uma ditadura, eliminando oposições.
relação do Fascismo com os trabalhadores
O Partido Fascista, liderado por Mussolini, faz reformas trabalhistas onde leis que protegiam os trabalhadores foram criadas com a condição da proibição de greves. Sindicatos eram controlados (corporativismo)
Tratado de Latrão
Foi um tratado entre a Igreja Católica e Mussolini com objetivo de resolver questões de terras da Igreja que estavam mal resolvidas desde a unificação italiana. Em troca do apoio da igreja, Mussolini cria o Estado do Vaticano e torna obrigatório o ensino religioso em todas as escolas.
→ Nazismo
saber ideias nazistas
espaço vital
Para Hitler, líder Nazista, o mundo se dividia em raças superiores e inferiores. Os alemães, descendentes arianos, eram superiores. Como raça superior, tinha o direito de subjugar outras raças e conquistá-las. A Alemanha devia conquistar um ``espaço vital``, se expandindo para o leste, onde tinham eslavos, que eram considerados racialmente inferiores.
perseguição aos Judeus
O maior ódio de Hitler, eram os judeus. Eles eram considerados a raça inferior. Após virar ditador e ter suas ideias espalhadas, os judeus passaram a ser marginalizados pela sociedade. Lugares públicos passaram a não aceitar judeus, casamento entre a raça ariana e um judeu passou a ser proibido. Depois que um judeu matou um diplomata alemão, grupos nazistas assassinaram dezenas de judeus e incendiaram milhares de residências. Assim, começou a real perseguição aos judeus.
ideia de perfeição
holocausto
A solução final. Extermínio dos judeus. A Alemanha deveria superar todos os “obstáculos” que impediam a formação de uma nação composta por seres superiores. Segundo essa idéia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que tinham pele branca e deram origem à civilização européia. O governo de Hitler passou a espalhar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia étnica eram os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento do povo judeu da Alemanha.
campos de concentração, trabalho e extermínio
Campos de concentração foram construídos em diversos lugares da Alemanha logo após Hitler ser nomeado chanceler. Foram criados para prender um grande número de pessoas sob a acusação de que eram inimigos políticos do regime nazista.
Símbolo de toda a teoria e objetivo nazista. Após a invasão da Polônia, os nazistas criaram campos de trabalho forçado onde centenas de milhares de prisioneiros morreram por causa da exaustão e dos maus tratos a que eram submetidos. As unidades das SS faziam a segurança dos campos. Em alguns dos campos, médicos nazistas usavam os prisioneiros como cobaias em suas experiências “médicas”.
O objetivo dos campos de extermínio era o de tornar o assassinato em massa mais rápido e eficiente, facilitando a execução da "Solução Final".
como Hitler entra no poder (lembrar sua tentativa fracassada)
Em 1919, Hitler passa a fazer parte do partido Nazista. Por ser um ótimo orador, ele se destacou e virou líder do partido. Ele conseguia conquistar a população com seus discursos e resoluções para problemas. Em 1923, Hitler tentou tomar poder e fracassou (Putsch de Munique). Acabou sendo preso por 5 anos. Durante esse período, ele escreveu o livro Mein Kampf, que mostrava sua visão do mundo. Em 1929, quando já tinha saído da prisão, a crise mundial afetou a Alemanha. Com a crise, os Nazistas começaram a se esforçar mais. Hitler dava explicações simples para as desgraças alemãs. Passou a ser retratado como o salvador que compreendia as necessidades do povo. Em 1932, os Nazistas tiveram um grande aumento nas cadeiras no parlamento. O presidente, pressionado, nomeou Hitler chanceler. Hitler nunca quis seguir a constituição, então, logo começou a conseguir poderes ditatoriais. Em várias ocasiões, como no incêndio do Reichstag, ele tirou vantagem e conseguiu caminhos que o levaram a ditadura.
como Hitler organiza o III Reich
Em 1933, no terceiro Reich, Hitler representaria e expressaria a vontade do povo alemão. Ele acaba com todos os partidos e aplica o totalitarismo, onde tem a fidelidade e submissão total. Não podia haver separação entre a vida privada e a política. Escolas passaram a ensinar a ideologia nazista, opositores (principalmente judeus) passaram a ser fortemente perseguidos, direitos civis foram suspendidos, a economia foi melhorada. Sao organizadas as tropas de choque (SA) e a elite militar e polícia (SS), que desfilavam constantemente pelas ruas. Bandeiras nazistas estavam espalhadas por todos os lugares. Auto-falantes instalados em fábricas e escritórios soavam frases nazistas. ``Heil Hitler`` (viva Hitler), era a saudação que os cidadãos deveriam usar como uma prova de submissão.
→
...