O estado do capitalista
Resenha: O estado do capitalista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: solam • 26/8/2014 • Resenha • 235 Palavras (1 Páginas) • 223 Visualizações
Estado do capitalista
PROTEGER A VIDA, A SAUDE E A PROPRIEDAE DE SEUS CIDADOES, CONTRA O USo DE VIOLENCIA OU FRAUDE. O ESTADO GARANTE A ECONOMIA DO MERCADO COM PESO DE SEU PODER E O QUE NOS VIVENCIAMOS HOJE.EX:
liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia, salários dos trabalhadores definidos pelo mercado, preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura,investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada,existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento, existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas,meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada), valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para os proprietários,existência de pobreza e miséria em grande parte dos países,sistemas de educação e saúde público e privado.
Capitalismo do Estado: O estado se transforma no principal proprietario ele possui o monopolio dos meios de produção e extrai a mais-valia e o redistribui ex: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia, salários controlados e definidos pelo governo, preços controlados pelo governo, investimentos feitos apenas pelo Estado, baixa desigualdade social. inexistência de classes sociais. fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo ,a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores, o governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza. sistema de educação e saúde público.
...