PROPAGANDA: O consumo em massa, no Brasil, na década de 90.
Por: AdrianaMuniz • 12/9/2015 • Projeto de pesquisa • 3.991 Palavras (16 Páginas) • 313 Visualizações
I - TEMA
PROPAGANDA: o consumo em massa, no Brasil, na década de 90.
II - OBJETO DE ESTUDO
Analisaremos as propagandas da Coca-Cola em TV, em revistas e em jornais na década de 90, suas conseqüências no comportamento e na mudança de atitude da sociedade brasileira.
III - INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa propõe analisar a propaganda ideológica como meio utilizado para propagar idéias e marcas que se firmam através desse tipo de dominação de massa.
Para buscar maior conhecimento, analisaremos a propaganda enquanto objeto de alienação, que muitas vezes, interfere em hábitos e no modo de agir de muitas pessoas sem que elas se conscientizem do fato. Escolhemos as propagandas da Coca-Cola para demostrar como isso acontece.
A Coca-Cola é líder no mercado de refrigerantes e está presente em mais de duzentos países. Al Ries e Jack Trout explicam este fato da seguinte forma:
“A primeira empresa que entrar na mente do consumidor com um novo produto ou com nova idéia, vai ficar famosa.
Coca-Cola foi a primeira do ramo dos refrigerantes à base de cola .” 1
A fórmula da Coca-Cola foi inventada pelo farmacêutico John Styth Pemberton em 1886, numa farmácia de Atlanta (EUA). Doutor John se associou ao senhor Frank M. Robinson, criador do nome e do logotipo do produto. A Coca-Cola era vendida numa farmácia com o objetivo de curar “todos os males da alma e do corpo.” Na mesma época o doutor John criou o primeiro slogan do produto: “Beba Coca-Cola”, que é usado até hoje.
Sua primeira propaganda foi através de jornais e revistas da época. Depois, a Coca-Cola passou a ser divulgada através de cartazes espalhados em vários locais. O produto era divulgado com a frase: “Coca-Cola deliciosa! Refrescante! Alegre! Tonificante!” e sua imagem era associada a jovens felizes e satisfeitos.
Mesmo antes da televisão, a Coca-Cola já era conhecida em vários lugares.
Em 1891, a fórmula da Coca-Cola foi vendida para o farmacêutico Asa Candler, criando a “ The Coca-Cola Company”.
___________________________
1 RIES, Al, TROUT, Jack . Posicionamento: a batalha pela sua mente. 6.ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1996. p.58
Com o desenvolvimento da televisão, a Coca-Cola se destacou fazendo propagandas criativas, de acordo com a cultura de cada país. Além de estar presente em vários acontecimentos mundiais.
No Brasil, desde 1942 , a Coca-Cola está sempre inovando, aumentando sua linha de produtos. Nosso país é o terceiro mercado consumidor de Coca-Cola.
IV - OBJETIVOS
GERAL
• Verificar a influência da propaganda da Coca-Cola e do merchandising no cotidiano e na maneira de pensar da sociedade brasileira, na década de 90.
ESPECÍFICOS
• Pesquisar os métodos utilizados nas propagandas da Coca-Cola e no merchandising;
• Mostrar e avaliar as conseqüências da propaganda ideológica;
• Analisar o meio pelo qual o sistema capitalista reforça o seu poder e o da classe dominante, utilizando a propaganda de um produto como a Coca-Cola;
• Registrar como a propaganda influência nas mudanças sociais e comportamentais dos brasileiros.
V - JUSTIFICATIVA
Tendo como base o tema escolhido, podemos dizer que se trata de um assunto polêmico e bastante evidente nos dias atuais.
Vivemos dias em que o capitalismo impera e se espalha por todos os setores da sociedade. É como se o mundo se dividisse em duas faces, desenvolvido e subdesenvolvido.
Pretende-se através desse trabalho deixar mais claro para os leitores, até que ponto a propaganda influencia na vida das pessoas. Se o Sistema é Capitalista podemos partir da afirmação de que o lucro é fundamental para a complementação do processo. Seguindo este caminho atingiremos o ponto chave, o consumo. Para se obter lucro é preciso vender, ou seja, de alguma forma incentivar o consumo, é exatamente a propaganda que será usada como meio de indução ao consumismo. Em nosso dia a dia estamos cercados por propagandas de diversos tipos, que exercem influência sobre grupos sociais e reforça a estrutura do Sistema Capitalista. Diante disso podemos citar o seguinte autor:
“ O discurso publicitário fala sobre o mundo, sua ideologia é uma forma básica de controle social, que categoriza e ordena o universo, hierarquiza e classifica produtos e grupos sociais. Faz do consumo um projeto de vida .” 2
Abordaremos o tema Coca-Cola na década de 90 pelo fato da crescente ascensão desse produto durante a época citada. É importante ressaltar que a propaganda só conheceu uma verdadeira expansão no final do século XIX. As propagandas da Coca-Cola sempre foram muito bem elaboradas. Esse produto conseguiu interferir na forma de pensar e agir de várias gerações. Com certeza a empresa The Coca-Cola Company, na elaboração de suas propagandas, se envolvia com o contexto da época, levando em consideração o movimento econômico, social, político e etc. Para que o consumidor seja envolvido é necessário haver uma integração, ou seja, falar da mesma forma, isso vai gerar uma cumplicidade entre ambos.
___________________________
2 ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e Capitalismo. 3.ed .São Paulo: Brasiliense,1995.
Através desse trabalho esperamos contribuir significativamente na forma de reflexão das pessoas com relação a propaganda X consumo.
Na busca pelo entendimento da propaganda ideológica, não podemos deixar de lembrar que ela está relacionada com a condição de vida de cada povo, de cada nação.
É preciso que os consumidores estejam atentos, pois existe um rigoroso espírito crítico, quando uma campanha publicitária vai ser lançada, e na verdade até as palavras que serão usadas são minuciosamente escolhidas. É esse processo que vai determinar
...