PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.
Por: lizandrataissa • 24/11/2015 • Projeto de pesquisa • 777 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CAMPO LIMPO
CURSO HISTÓRIA
DISCPLINAS NORTEADORAS – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.
ALESSANDRA APARECIDA ALVES DA SILVA
RA: 1221382917
DESAFIO PROFISSIONAL
Terapia Assistida por Animais Como Estratégia Para Minimizar os Problemas Comportamentais e de Aprendizagem
TUTORA: JOECIMARA MIQUELINO ALVES PETRY
SÃO PAULO-SP
2015
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional foi trabalhado o tema Terapia Assistida por Animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, a Terapia Assistida por Animais tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Os cães podem atuar como facilitadores, eles ajudam a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamentos, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensina sobre responsabilidade, reforça a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) dislexia.
OBJETIVO DO DESAFIO PROFISSIONAL
Refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.
DESENVOLVIMENTO
O projeto terapia assistida por animais foi implantado em uma sala de aula de crianças com idades entre 8 e 9 anos, que fazem parte do 3ª ano do ensino fundamental, que tendem a ter mau comportamento e falta de entusiasmo pelas atividades escolares. O estudo teve por objetivo auxiliar no aprendizado e comportamento dos alunos, procurando promover uma maior integração entre educadores e familiares das crianças.
A terapia utilizou como estratégia inserir um cão da raça labrador retriever, por ser um cão muito amoroso e divertido. No dia a dia das crianças, atuando como facilitador no ensino e na relação interpessoal dos alunos, aumentando a auto-estima, reforçando a responsabilidade e o entusiasmo pelo estudo e relacionando matérias escolares com a vivência do cão.
Em conjunto com a escola, relacionamos os familiares nas atividades, para uma melhor interação familiar e profissional.
DESCRIÇÃO DA TURMA
Escola Particular Viver e Aprender
Ano: 3° ano
Número de Alunos: 15
Meninas: 06
Meninos: 09
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS:
Por ser uma turma de poucos alunos, pode se observar que é uma sala tranqüila, com alunos alfabetizados mais com alguns alunos com dificuldades no aprendizado.
Sendo que são destacados dois alunos com problemas comportamentais e os dois com dificuldade de aprendizagem.
Aluno 1: Dificuldade de Aprendizagem:
Mateus Castro – 09 anos
Mora com sua mãe e mais dois irmãos, um de quinze anos e outro de 02 anos, Mateus é um garoto inteligente, e desinibido, mas possui dificuldade no aprendizado, devido a um transtorno diagnosticado como dislexia.
Muitas vezes Mateus, acaba entrando em confusões com outros alunos, por sofrer de dislexia. A terapia assistida por animais para esse aluno contribuiu para melhoras nas capacidades motoras, sensorial e cognitiva auxiliando no ensino aprendizagem.
Aluno 2: Dificuldade de Aprendizagem:
Daniel Brito – 09 anos
Mora com seus pais e um irmão de 5 anos Daniel é um garoto bem destraído , e muito tímido, e possui dificuldade no aprendizado, também devido a um transtorno diagnosticado como dislexia.
Esse transtorno tem sido a causa de muita depressão para Daniel, pois ele procurava se isolar em todas as aulas. Com a terapia assistida por animais o desempenho de Daniel foi gradativamente.
...