Parnasianismo
Projeto de pesquisa: Parnasianismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mercianeeagnaldo • 14/12/2014 • Projeto de pesquisa • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 539 Visualizações
Sumário
Parnasianismo 04
Características do Parnasianismo 04
Parnasianismo no Brasil 04
Parnasianismo em Portugal 05
Principais autores e obras do Parnasianismo 06
Relação do Parnasianismo com a atualidade....................................................................07
Conclusão...................................................................................................................................07
Resenha.......................................................................................................................................07
Referências Bibliográficas 07
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Parnasianismo
Conceito
A poesia que segue os princípios da estética realista chama-se parnasiana. O Parnasianismo recebe esse nome por causa de uma antologia, Parnasse Contemporain,publicada a partir de 1866, na França, essa incluía poema de T. Gautier, de Lecomte de Lisle e outros. Esses poemas revelavam gosto da descrição nítida, metrificação tradicional, preocupação formal e um ideal de impessoalidade.
A Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura europeia, chegando ao Brasil. Esta escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era o monte do deus Apólo e das musas da poesia. Na França, os poetas parnasianos que mais se destacaram foram: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.
Características do Parnasianismo
- Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
- Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
- Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
- O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
- Uso de linguagem rebuscada e vocabulário culto;
- Temas da mitologia grega e da cultura clássica são muito freqüentes nas poesias parnasianas;
- Preferência pelos sonetos;
- Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso;
- Uso e valorização da descrição das cenas e objetos.
Parnasianismo no Brasil
No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922).
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O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882. Contudo, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Raimundo Correia também auxiliaram a implantação do Parnasianismo no Brasil.
A estética parnasiana, originada na França, valorizava a perfeição formal, o rigor das regras clássicas na criação dos poemas, a preferência pelas formas fixas (sonetos), a apreciação da rima e métrica, a descrição minuciosa, a sensualidade, a mitologia greco-romana. Além disso, a doutrina da “arte pela arte” esteve presente nos poemas parnasianos: alienação e descompromisso quanto à realidade.
Contudo, os parnasianos brasileiros não seguiram todos os acordos propostos pelos franceses, pois muitos poemas apresentam subjetividade e preferência por temas voltados à realidade brasileira, contrariando outra característica do parnasianismo francês: o universalismo.
Os temas universais, vangloriados pelos franceses, se opunham ao individualismo romântico, que revelava aspectos pessoais, desejos, aflições e sentimentos do autor.
Outra característica que o Parnasianismo brasileiro não seguiu à risca foi a visão mais carnal do amor em relação à espiritual. Olavo Bilac, principalmente, enfatizou o amor sensual, entretanto, sem vulgarizá-lo.
No Brasil, os principais autores parnasianos são: Olavo Bilac e Raimundo Correia.
Parnasianismo em Portugal
Em Portugal, o movimento não foi muito importante, tendo como autores Gonçalves Crespo (nascido no Brasil mas criado em Portugal desde os 10 anos de idade), João Penha, António Feijó e Cesário Verde.
Enquanto a poesia do cotidiano de Cesário Verde e a metafísica de Antero de Quental foram o que de melhor se produziu no Realismo português, a tendência parnasiana não logrou estabelecer-se em Portugal, ou seja, não se criou uma geração que congregasse autores e obras orientadas pela estética parnasiana. Como se sabe, o Parnasianismo é de origem francesa (Parnasse Contemporain) e se caracteriza como reação ao sentimentalismo romântico. Pregam o princípio da Arte pela Arte, isto é, uma arte voltada para si própria. A Arte deve procurar a Beleza e a Verdade que existem no mundo, nas coisas concretas, e não no sentimento individual do artista. A forma artística é a primeira lei do Parnasianismo. Ser impessoal, ser um mero instrumento da Arte, da Estética é outra importante regra. Os poetas do período retomam o culto dos clássicos gregos com certo sensualismo epicurista e uma visão pagã da mulher. Os poetas que mais se aproximaram dessa nova corrente foi João Penha e Antônio Joaquim de Castro
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Principais autores e obras do Parnasianismo
OLAVO BILAC (16/12/1865 – 28/12/1918)
Tentou estudar medicina e advocacia, porém abandonou as duas
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