Pesquisa freud
Por: junior324546 • 20/4/2015 • Projeto de pesquisa • 402 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Teorias de Freud
Freud nasceu em Freiburg, na Áustria, no ano de 1856, era de origem judaica, mudou-se para Viena aos quatro anos, onde passou a maior parte de sua vida, morreu no ano de 1939, em Londres.
A psicanálise foi a teoria e método desenvolvido por Freud a fim de compreender as causas que originavam as doenças mentais. A psicanálise faz a investigação sistemática do campo psíquico, de seus mistérios, pelo método interpretativo através de sonhos, delírios, atos falhos e associação livre.
Ao longo de sua teoria, Freud fez algumas descobertas, como o inconsciente, onde é guardado todo o conteúdo que é reprimido pela personalidade a fim de ser esquecido. A sexualidade na infância, também foi uma descoberta, muitos problemas de neuroses eram decorrentes de desejos sexuais reprimidos, que foram mal resolvidos na infância.
A Tarefa do educador é “reconhecer a individualidade quantidade e constitucional da criança; da criança; discernir, a partir de pequenos indícios, o que está se passando na mente ainda imatura dela e dar-lhe a quantidade exata de amor e ao mesmo tempo manter um grau eficaz de autoridade”.
Freud declara que o educador é aquele que deve buscar, para seu educando, o justo equilíbrio entre o prazer individual e as necessidades sócias.
Um educador “psicanaliticamente orientado” oferece argila em um lugar de permitir que a criança manipule suas fezes ‘’
O processo de aprendizagem depende da razão que motiva buscar reconhecimento, entre tanto por sua própria posição frente ao conhecimento, pensava nos determinantes psíquicos.
O educador deve se reconciliar com a criança que adentro dele, mais é uma pena que ele tenha se esquecido de como era mesmo essa criança.
No entanto, para o conceito de aprendizagem não é tão simples assim, psicologia transforma a aprendizagem em um processo a ser investigado.
Para Freud restava propor que a educação fizesse uso abusivo de autoridade. A educação deve inibir proibir, suprimir, e isto ele procurou fazer em todos os períodos de historia.
Assim, a educação acaba por ter que escolher seu caminho entre o da não interferência ou da frustração.
...