TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primavera dos Povos

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Interpretação da obra “Manifesto Comunista”

Introdução:

        A obra de Karl Marx e Friedrich Engels foi publicada em 1848, num período onde o capitalismo se desenvolvia rapidamente, onde a burguesia possuía cada vez mais poder e onde a desigualdade se fazia presente.

        Com toda a euforia do capitalismo, as revoluções eram constantes e por isso esse período ficou conhecido como “Primavera dos povos”, onde surgiram alguns ideais de socialismo.

Contexto histórico:

        Após o fim da era Napoleônica, houve a reunião que tinha o objetivo de reorganizar a Europa, esta foi denominada de Congresso de Viena. Neste congresso, os principais objetivos eram: reestabelecer o mapa europeu e voltar as dinastias ao poder.

        Com sucesso, essas medidas foram tomadas no território europeu, e tais mudanças foram predominantes na França, uma vez que esta foi berço do Império Napoleônico. Ainda no território francês, o rei Luís XVIII, herdeiro do rei Luís XVI, herdou ao trono da França, restaurando assim a monarquia no país.

        Ainda no contexto acima, foi criada a Santa Aliança, uma corporação militar que tinha como objetivo garantir a aplicação das diretrizes propostas no Congresso de Viena e reprimir os possíveis movimentos antiabsolutistas e liberais.

        Apesar das propostas feitas na Santa Aliança parecerem boas, as suas aplicações não tiveram êxito, pois não conseguiram conter as revoluções que começaram a surgir. Então, no ano de 1848, as correntes que surgiam buscavam pôr fim à monarquia, e também começaram a aparecer ideias nacionalistas e socialistas.

         Porém, não só as tendências nacionalistas e socialistas influenciaram no surgimento de muitas revoluções, mas também a situação econômica que estava em caos, devido às más colheitas nos anos anteriores.

        A insatisfação tanto dos operários quanto dos camponeses, levaram a um quadro estarrecedor de revoluções, o que acarretou na produção do Manifesto Comunista que apoiou e defendeu a mobilização dos trabalhadores em prol de seus direitos.

        A Primavera dos povos não alçou totalmente seus objetivos em toda a Europa, porém trouxe uma oportunidade de esclarecimento dos ideais trabalhistas e a forma como estavam vivendo, em meio a precariedade, miséria e exploração.

Qual a importância do Manifesto Comunista para a Primavera dos povos?

        A obra de Marx e Engels exerceu bastante influência nas revoluções que ocorreram na Primavera dos povos, pois mostrou com clareza os ideais burgueses de exploração, ambição e individualismo, o que impulsionou nos movimentos que aconteceram nesse período.

        Além de mostrar os ideais burgueses, os autores colocam os trabalhadores como subordinados e mostra a disparidade entre os ricos (burgueses) e pobres (proletariado). Acredito que a forma como foi tratado no livro, a situação vigente naquela época na Europa, foi o fator de impulsão para a sequência de revoluções.

Conclusão:

        Portanto, podemos concluir que o Manifesto Comunista contribuiu para a eclosão de uma série de revoluções, principalmente de cunho liberal e que buscavam mais direitos e justiça. Além de mostrar a situação em que se encontrava a Europa naquele período, ainda defendeu o movimento dos trabalhadores.

Referências Bibliográficas:

http://www.brasilescola.com/historiag/primavera-dos-povos.htm; Acessado em 07/12/2014 ás 16:19

Mark, Karl; Engels, Friedrich. O Manifesto Comunista (1848). Rocket Edition (1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com