Procedimentos Administrativos
Dissertações: Procedimentos Administrativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daimaraeric • 20/5/2014 • 2.352 Palavras (10 Páginas) • 272 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com a globalização, o mundo está ficando mais competitivo, o que gera uma busca constante, por parte dos gestores, por inovações nos processos da organização, melhorias nesses processos, novos recursos, novos produtos, buscar diferencial de vendas, o que gera a necessidade de se pensar no futuro da empresa, não somente no presente, fazendo um planejamento estratégico nos processos administrativos. O Planejamento estratégico é uma ferramenta importante para o diagnóstico e projeção futura de uma empresa, com ele pode-se analisar o ambiente externo da empresa, diagnosticando as oportunidades e as ameaças, analisar a empresa internamente, vendo os pontos fortes e fracos da mesma, saber como o mercado está se comportando, mostrar as melhorias que a empresa pode fazer, auxiliando na organização e produtividade, promovendo diferenciais perante os concorrentes e ganhar fatias de mercado. Além disso, pretende-se mostrar como utilizar na prática o planejamento estratégico, que é uma importante ferramenta para a gestão nos dias de hoje, pois quem planeja o futuro de sua empresa sem dados concretos, terá grandes chances de fracasso, por isso é que outras empresas no ramo poderão utilizar-se dessas informações, tendo esse estudo como exemplo, para auxiliar na sua tomada de decisão. A pesquisa também tem relevância científica, pois o conhecimento elaborado poderá servir para futuros estudos acadêmico.
ETAPA1
Passo1
Segundo Oliveira 1990- define planejamento da seguinte forma: Planejamento significa planejar o futuro perante as limitações psicológicas e físicas e os pontos fortes e fracos de uma organização, considerando as alterações do comportamento do macro ambiente referente aos segmentos econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, ecológicos, legais, geográficos, demográficos e, principalmente, competitivos. E ainda afirma que o planejamento é um processo contínuo, uma forma de pensar, uma cultura comportamental, um processo decisório de transição do presente para o futuro.
Já para Mosimann e Fisch 1999- expõem o planejamento como sendo a determinação dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais esses objetivos devem ser alcançados. Concluindo da seguinte maneira: Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja, exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais.
Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atendimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.
O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento.
O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento.
O planejamento pode produzir um resultado imediato ou não, um plano, por exemplo, descreve um curso de ação e procura proporcionar resposta como; O que? Quando? Como? E Onde? . O planejamento é mais compreendido quando se estuda uma decisão sobre o que fazer e sobre quem deve fazer.
O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Tipos de planejamentos
Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa.
Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo. O planejamento estratégico passa por varias etapas que são:
- Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, análise ambiental externa: (o que há no ambiente), ameaças ambientais ou oportunidades.
-Análise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas.
- Formulação de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcançar.
- Elaboração de planejamento: como fazer por em prática.
- Implementar e executar como tornar em realidade usar do papel e por em execução.
- Avaliação dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer.
Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participação no mercado, imagem retorno do investimento.
Planejamento Tático
O Planejamento tático é a função administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcançados, além disto, usa dos respeito às pessoas de raça ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipóteses em respeito a realidade atual e futura.
O planejamento é uma técnica de mudança e inovação de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada. Os planos táticos representam uma tentativa
...