Projeto de pesquisa
Por: 102215 • 5/4/2015 • Projeto de pesquisa • 3.225 Palavras (13 Páginas) • 171 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA – SÃO JERÔNIMO
CURSO DE HISTÓRIA
Luisa Schwuchow de Sousa
Projeto de Pesquisa
Através do Arsenal de Guerra a vida social na Margem se transforma: civis e militares uma sociedade dividida.
São Jerônimo
2014
Luisa Schwuchow de Sousa
PROJETO DE PESQUISA
Através do Arsenal de Guerra a vida social na Margem se transforma: civis e militares uma sociedade dividida
[pic 1]
São Jerônimo
2014
TEMA
A influência da Instituição Militar na formação sócio-cultural camarense, nas décadas de 1940 e 1960.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este projeto de pesquisa tem como tema central o desenvolvimento sócio-cultural na cidade de General Câmara, bem como as práticas de segregação racial existentes entre civis e militares e suas agremiações, ocorrido a partir da instalação do Arsenal de Guerra na cidade, nas décadas de 1940 e 1960.
INTRODUÇÃO
O presente projeto pretende analisar e entender os aspectos da influência da instituição militar na formação sócio-cultural da cidade de General Câmara no período de 1940 a 1960, analisando em que medida esta instituição militar influenciou neste processo, promovendo e financiando a urbanização da cidade e o crescimento de instituições de lazer, motivando a divisão sócio-cultural entre civis e militares, proveniente das diferenças de renda e etnia entre ambos, bem como de normas presentes na instituição militar, promovendo a segregação sócio-espacial e racial, muitas vezes manifestada de forma velada nas ruas e, presente de modo bem explícito dentro da sociedade.
A referência à cidade camarense é baseada na importância estratégica militar que esta teve durante a ditadura, pois em todo o país só existem três arsenais de guerra, e a pequena General Câmara é sede da unidade que fora transferida de Porto Alegre, transformando a pacata cidade em potência militar, onde nas décadas de 40 a 60 o Arsenal de Guerra empregava 1,5 mil funcionários, civis e militares, que faziam a manutenção de todo armamento militar dos três estados da Região Sul do país,o que confere a ela uma preeminência no aspecto político e estratégico, no que concerne á administração e à divulgação de cultura.
O período de análise do presente trabalho contempla as relações sociais e uma nova identidade que se formou através da efervescência cultural, decorrentes do processo de urbanização e do emaranhado populacional que compartilhou este espaço urbano.
A partir da analise dos fatos pretendo compreender a estrutura da hierarquia social do espaço urbano que se formou, analisando as formas de sociabilidade, as relações de poder que iram produzir um espaço urbano segregado, entendendo o espaço, como um sistema de relações e estruturas que tomam suas formas e dinâmicas pela evolução do conjunto e também de elementos isolados, e de que forma as características do processo de urbanização da cidade camarense, bem como seus centros de lazer, contribuíram em grande parte para uma classificação e categorização étnica e econômica.
Para abordarmos o conceito de classificação, utilizo Durkheim(1999), que se refere à faculdade dos indivíduos em classificar os seres, os acontecimentos, os fatos do mundo em gêneros e em espécies, em subordiná-los uns aos outros, em determinar suas relações de inclusão e exclusão.
Devo esclarecer que o enfoque central deste trabalho serão os segmentos sociais que se formaram a partir da urbanização, e como esta afetou ou condicionou as relações sociais, bem como os fatores que contribuíram para práticas classificatórias e a segregação.
Embora o presente trabalho leve em conta os elementos da estrutura urbana, na sua forma de aquisição e localização, procuro enfatizar a ideia de segregação pertinente entre a sociedade, onde as classificações, as categorias e os discursos são percebidos muitas vezes de forma velada nas ruas e presente de modo explícito dentro das entidades de lazer e sociedades, onde muitas vezes é percebida uma falsa noção de segregação entre grupos sociais, seja ela de ordem cultural, étnica , econômica, entra outras que na realidade encobrem as diferenças sociais existentes nestes grupos. (...) Os processos de segregação estabelecem distâncias morais que se tocam, mas não se interpretam[1].A segregação é revelada através de mecanismos e estratégias presentes nas instituições, muitas vezes implícitos por obstáculos formais presentes nas relações sociais....................... . DEVO COLOCAR A DISTINÇÃO ÉTNICA e de normas NOS CLUBES.
. A segregação espacial de classes e status social, que expressão as desigualdades de renda e desigualdades sociais existentes entre civis e militares, são abordadas levando em conta a estrutura urbana que se formou como princípio organizador neste contexto, onde a ideia de espaço organizado pelo homem é determinado pelo produto das relações sociais, onde este processo se desenvolve em relações contraditórias que se superam e desenvolvem entre si.
Portanto pode-se afirmar, segundo Castelles que:
|
Pretendo com este trabalho associar desigualdade racial, hierarquização social e segregação urbana, como elementos constitutivos da vida social e sua espacialidade, abordados neste contexto desde a chegada do Arsenal de Guerra em General Câmara e sua transformação urbana, econômica e social na estrutura da sociedade camarense
.
OBJETIVO GERAL
O presente trabalho irá considerar um recorte temporal compreendido entre as décadas de 1940 e 1960 onde, pretende analisar e entender os aspectos da influência da instituição militar na formação sócio-cultural da cidade camarense, bem como suas conseqüências para a sociedade em geral.
...