Prova historia
Por: Luiz Alberto • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 687 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Página 1 de 3
Prova Política Direito 2º Período Professora Helaine (questões de verdadeiro e falso, sendo que, terá que ter justificativas nas questões falsas)
2º semestre de 2012
- ( ) democracia e liberalismo são propostas que se completam, pois ambas são necessariamente fundamentais do estado mínimo e no estado de direito.
- ( ) de acordo com Bobbio igualdade e liberdade são ideias antitéticas, principalmente no que se refere á esfera econômica.
- ( ) o sistema proporcional, associado ao principio da pluralidade do voto tinha como finalidade, segundo Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
- ( ) o cós que caracteriza o estado de natureza, para Locke, é causado pelo excesso de liberdade individual.
- ( ) alguns Estados democráticos, afastaram-se do liberalismo econômico ao promoverem uma certa igualdade substancial.
- ( ) na teoria contratualista de Locke os indivíduos transferem seus direitos naturais para o Estado para que este lhes assegura a vida e a propriedade privada.
- ( ) para Rousseau a liberdade negativa é um direito natural do homem e deve ser mantida após a construção do Estado Civil.
- ( ) pluralismo, coletivismo e aceitação do conflito são os elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
- ( ) para Rousseau a soberania da maioria é representada pela “vontade geral”, cabendo ás minorias o mero papel de opositoras.
- ( ) uma democracia meramente formal pode favorecer a uma minoria restrita de detentores do poder econômico.
- ( ) os liberais do século XX acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, poderia conduzir a tirania da maioria e ao fim das liberdades individuais.
- ( ) a forma de igualdade aceita e defendida pelo liberalismo é a igualdade na liberdade.
1º semestre de 2013
- (F) em Mostesquieu as leis fundamentais das sociedades são essencialmente as mesmas, pois derivam de direitos naturais anteriores ao Estado.
- (F) na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito, só cabe ao Estado, jamais ao povo.
- (V) Locke, Mostenquieu e Rousseau acreditam que na sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente a todos.
- (F) democracia e liberalismo são propostas que se completam, pois ambas estão necessariamente fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
- (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se firmaram na luta contra o absolutismo.
- (F) de acordo com Noberto Bobbio igualdade e liberdade são ideais compatíveis apenas no que se refere á esfera econômica.
- (V) pluralismo e individualismo são elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
- (F) o sistema majoritário, associado ao principio da pluralidade do voto, tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
- (F) para Rousseau a liberdade está em obedecer à vontade geral que representa a vontade da maioria.
- (F) a igualdade formal e a igualdade substancial só coexistem plenamente nos regimes socialistas.
- (V) os liberais do século XX, acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, seria incompatível com o capitalismo e com as liberdades individuais.
- (V) alguns Estados democráticos, a partir do século XX, negaram o liberalismo ao promoverem certa igualdade substancial.
2º semestre de 2013
- (F) de acordo com Noberto Bobbio igualdade e liberdade são ideias compatíveis apenas no que se refere a esfera econômica.
- ( ) Pluralismo e coletivismo são elementos que caracterizam as democracias igualitárias.
- (F) o sistema majoritário associado ao principio da pluralidade de peso no voto tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
- (F) Na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito só cabe ao Estdo, jamais ao povo.
- (V) Locke, Mostesquieu e Rousseau acreditam que n sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente á todos.
- (F) democracia e liberalismo são propostas que se complementam, pois ambas estão, necessariamente, fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
- (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se afirmaram na luta contra o absolutismo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com