TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova sobre o Início da República no Brasil

Por:   •  8/6/2021  •  Exam  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Primeira República Brasileira

1- Como e porque ocorreu a derrubada da monarquia e a instituição da República?

R: Os militares e os oligarcas não estavam satisfeitos com a monarquia, como principais motivações tinham a abolição da escravatura e os baixos status dos militares após a Guerra do Paraguai. Tudo isso junto com o positivismo e federalismo sendo mais presentes nos meios militares.

2- Para que serve o governo provisório durante o período de criação da República?

R: O governo provisório existiu para manter a ordem, instituir o federalismo, separar a igreja do estado e criar novos símbolos nacionais enquanto a constituição ainda era produzida.

3- Quais foram os principais acontecimentos ocorridos durante a república das espadas?

R: Os principais acontecimentos ocorridos foram:

  • A criação do congresso nacional;
  • Eleição de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto;
  • Desrespeito da constituição por Deodoro;
  • Greves dos opositores de Deodoro e ameaças da Marinha;
  • Renúncia de Deodoro e a posse de Floriano;
  • Relações tensas entre Floriano e os militares;
  • Segunda Revolta armada é contida pelo governo;
  • Conflito violento entre o PRR e o PF no Rio Grande do Sul.

4- Quem eram os coronéis? De que forma governaram a república das oligarquias?

R: Os coronéis eram grandes fazendeiros produtores de café ou leite que dominaram a política durante a Primeira República, devido à gigantesca influência econômica, a troca de favores (ou Clientelismo) e ao “voto de cabresto” consequente do voto público. Caso o cidadão não votasse no candidato em específico ele poderia ser espancado ou algo pior.

5- Explique o termo “política café-com-leite”.

R: O termo “política café-com-leite” surgiu no período da Primeira República, onde os coronéis paulistas e mineiros estavam ocupando todos os cargos de presidência ano após ano. O “café” veio dos governantes de São Paulo, que detinham a maioria da produção de café, muito importante para a economia na época, em segundo lugar na produção desse produto tínhamos Minas Gerais, que também era o maior produtor de leite do Brasil.

6- Quais foram os principais produtos responsáveis pela economia na 1º república?

R: Os principais produtos foram: o café, representando mais de 50% dos lucros das exportações, o açúcar, a borracha e o cacau.

7- Qual a importância dos imigrantes para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil República?

R: Os imigrantes foram importantes para o crescimento da industrialização, a criação de centros urbanos e a vinda de grãos, legumes, frutas e verduras de outras regiões do mundo. Isso sem contar as influências artísticas, literárias, culinárias, educativas e os hábitos sociais trazidos por eles.

8- Durante a 1º República ocorreram diversas revoltas e conflitos. Sendo assim, faça um resumo crítico de tais ocorridos:

a) Revolta dos canudos e do cangaço

Durante o final do século XIX a população nordestina estava sofrendo muito devido a falta de empregos, as secas, aos coronéis, etc. Durante esse período aparece Antônio Vicente Mendes Maciel ou Antônio Conselheiro, uma espécie de profeta que pregava a salvação de seus seguidores e lhes oferecia uma forma de sociedade comunitária para viverem.

A igreja já estava insatisfeita com essa figura pois muito fiéis estavam deixando os templos para se juntar a esse catolicismo popular e os padres acreditavam que ele era um falso profeta.

Após um período de peregrinação, Antônio Conselheiro e seus fiéis se instalaram em Canudos, no interior da Bahia, onde fundaram a “cidade santa de Belo Monte”, que havia se transformado em um refúgio para a população pobre.

Nessa cidade a população vivia em um sistema comunitário onde todos os bens eram repartidos e era pregado os ideais de liberdade, paz, igualdade e comunidade.

O movimento do cangaço surgiu no século XVIII devido a miséria presente no Nordeste, porém ele não seguia os mesmos ideais de igualdade, liberdade e paz pregados por Antônio Conselheiro um século depois. Os cangaceiros eram bandidos, assassinos e até estupradores dependendo do grupo. Seu principal líder foi Virgulino Ferreira da Silva ou Lampião, que foi morto pelo exército em 1938, acabando assim com o movimento.

Como podemos ver esses movimentos surgiram no nordeste devido à grande miséria na região e ao descaso do governo em auxiliar essa parcela da população, já que o foco da época era na região sul e sudeste. Isso nos mostra a ineficiência do governo presente já desde o seu início e o descaso dos políticos com a qualidade de vida da população brasileira.

b) Revolta da vacina e Guerra dos Canudos

A Guerra dos Canudos foi o conflito ocorrido em 1896 entre a população da cidade santa de Belo Monte com o exército brasileiro, esses combates tiveram como motivação o medo do espalhamento das ideologias de Antônio Conselheiro pelo território nacional e a opressão religiosa da igreja católica que apoiou o conflito.

A defesa do território de Canudos era feita por ex-jagunços que pertenciam à comunidade e acreditavam que estavam em um tipo de guerra santa de acordo com as profecias de Antônio Conselheiro, o que os levou a lutar não apenas pela sobrevivência, mas também por sua alma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com