Qual A Importancia Da Igreja Para O Direito Medieval
Casos: Qual A Importancia Da Igreja Para O Direito Medieval. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eustaquia • 28/3/2015 • 239 Palavras (1 Páginas) • 619 Visualizações
QUAL A IMPORTÂNCIA IGREJA PARA O DIREITO MEDIEVAL.
Na maioria das vezes quando falamos sobre Idade Média, nos vem à cabeça a queda do Império Romano, mas não tratarei aqui sobre a Civilização Bizantina.
Nessa mesma época temos tramitanto na história o Direito Feudal e o Direito Canônico, que nasceu com a fragmentação dos bárbaros.
Direito Feudal (consuetudinário) costumeiro e oral.
Direito Canônico (Direito da Igreja Católica).
Na Europa Feudal, a Igreja era a instituição que monopolizava a realidade social, nessa época era ali que estvam os esudiosos, os eruditos, os chamados "doutores da lei".
A igreja logo se tornou um lugar de saber inquestionável e também dona do maior pedaço de terra na época.
A igreja se preocupava muito com o comportamento da população geral., pregava que Deus havia determinado o papel de cada um na sociedade.
O clero, a Nobreza (senhores feudais e seus exercitos) e o povo (camponeses).
E essa sociedade estamental deveria funcionar, de forma previsível, rotineira, regrada, dentro do modelo normativo estabelecido pela igreja.
A igreja não admitia questionamentos.
O Direito Canônico aparece então como:
"saber sagrado, privilegiado e separado os outros(...); só nesse lugar aí é que se domina afinal e se justifica a natureza", é o lugar idealmente construído onde a verdade pode ser "naturalmente" encontrada.
Mas entre o Direito Canônico e o Direito Feudal há uma diferença, um , o primeiro era direito escrito, enquanto o outro era consuetutinário (costumes).
O Dieito Canônico era um direito centralizador; enquanto o Direito Feudal era fragmentad.
...